SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Política, TCE-PR

Imagem

Justiça do Paraná suspende decisão do TCE que bloqueou socorro emergencial da prefeitura de Curitiba às empresas de ônibus

  • 29 de maio de 2020

A prefeitura de Curitiba conseguiu junto ao Tribunal de Justiça do Paraná a cassação de decisão cautelar do Tribunal de Contas do Estado que determinou a suspensão do socorro emergencial criado pelo prefeito Rafael Greca ao sistema de transportes municipais por causa da queda de demanda de passageiros originada pela pandemia da Covid-19.

Pela lei, a prefeitura bancaria por 90 dias a diferença entre a demanda habitual e a atual que está reduzida por causa no novo coronavírus, desde que os valores não passam de R$ 20 milhões.

O órgão de contas acolheu a representação de sete sindicatos trabalhistas que apontaram, entre outros aspectos, que a Lei Municipal 15.627/2020 não deixa claras as fontes dos recursos.

O relator do processo no Tribunal de Justiça, Paulo Cezar Bellio, apontou que esse entendimento está incorreto. “Ao contrário do que afirma a autoridade coatora em sua decisão, em uma análise superficial não se observa a criação da despesa pública propriamente dita. Isso porque a Lei Municipal nº Lei nº 15.627/2020 apenas alçou o transporte coletivo de passageiros a ‘instrumento associado ao combate e à contenção da pandemia da COVID-19’ conforme consta do seu artigo 1º. Não se observa (ao menos para efeito de cognição imediata) que a lei tenha instituído um NOVO programa ou ação governamental que exigisse o cumprimento dos pressupostos da Lei Complementar Federal nº 101/00 para buscar o equilíbrio orçamentário e a sustentabilidade da despesa pública”.

Como mostrou o Diário do Transporte, o projeto da Prefeitura de Curitiba, que prevê um socorro ao transporte público da capital paranaense, foi sancionado pelo prefeito após aprovação em dois turnos na Câmara Municipal.

O projeto teve 23 votos favoráveis e 9 contrários, e instituiu o Regime Emergencial de Operação e Custeio do Transporte Coletivo, pelo período de 90 dias.

As medidas excepcionais seriam retroativas a 16 de março, e a justificativa é a emergência em saúde pública pela pandemia da Covid-19, devido à diminuição de passageiros pagantes.

“O regime emergencial para o transporte coletivo prevê exclusivamente o aporte de custos variáveis e administrativos (como combustíveis e lubrificantes, conforme a quilometragem rodada), tributos (ISS, taxa de gerenciamento e outros) e com a folha de pagamento dos trabalhadores do sistema, incluídos plano de saúde, seguro de vida e cesta básica. A receita diária proveniente dos passageiros pagantes seria deduzida do montante a ser repassado pelo Município ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), gerido pela Urbs.”

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

08 de março de 2019

Privatizar é ideal? 884 serviços caros e ruins foram reestatizados no mundo

Desde 2000, ao menos 884 serviços foram reestatizados no mundo. A conta é do TNI...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.