SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Senado trai o servidor público e piora os serviços públicos

  • 07 de maio de 2020

Por um único voto contrário do Senador Randolph Rodrigues (PE – Líder da REDE), o Senado aprovou ontem (2/5) o artigo oitavo do PL substitutivo, com o congelamento de salários dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos três poderes até dezembro de 2021, proibindo a concessão de anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e novos concursos.

Os senadores ignoraram que a defasagem salarial dos servidores, especialmente em estados e municípios estão “congelados” há anos, já que não é cumprido o art. 37, inc. X, inclusive com decisão do STF autorizando o descumprimento, desde que o gestor explique a razão.

Ignoraram também que servidores são o suporte para o serviço público na prestação dos direitos sociais a educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, cultura, segurança, previdência social, pesquisa, recursos humanos, arrecadação e administração.

Ignoraram que não é suficiente excluir do congelamento apenas os servidores da área da saúde e da segurança, e que na prestação de serviços públicos as diversas carreiras se interagem.

Ignoraram que na maioria dos municípios os salários dos servidores públicos são importantes na circulação da economia.

Ignoraram que enquanto isso os bancos tiveram a liberação de um crédito de R$1,2 trilhão e que continuamos pagando juros e correção da dívida sem auditoria.

Ignoraram as manifestações da sociedade pela aprovação do imposto sobre as grandes fortunas e sobre lucros e dividendos.

Enfim, mais uma vez se dobraram as propostas do Ministro Guedes na destruição do estado do bem-estar social abrindo caminho para, passada a crise, continuarmos na política do estado mínimo.

Agora o projeto volta para a Câmara Federal e o servidores esperam que os senhores deputados façam justiça aos trabalhadores do Estado e preservem a prestação do serviço público, excluindo o artigo oitavo.

Servidores públicos e sociedade, estamos próximos de mais um processo eleitoral e agora é o momento de conversarem com seus deputados, e é urgente.

José Gozze, Presidente da Pública Central do Servidor

FONTE: Pública

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.