Notícias » Reforma Tributária

impostos: saiba mais sobre os principais pagos pelos brasileiros

• 16 de outubro de 2019
Até o primeiro semestre de 2019, os brasileiros já tinham contribuído com mais de R$ 1 trilhão em forma de impostos, ou o equivalente a pouco mais de três meses de dias trabalhados ao longo do ano.

Esses dados são divulgados em tempo real pelo Impostômetro, recurso mantido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que mostra estatisticamente os valores arrecadados dos cidadãos. Mas quais são os principais tributos que o brasileiro paga ao governo?

Impostos federais
  • IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física)
    Uma vez por ano, o brasileiro é obrigado a realizar o IR com o intuito de justificar renda e proventos ao longo do ano. Para que quem é Pessoa Jurídica, ou seja, tem uma empresa, o processo é o mesmo, mas o imposto é o IRPJ (Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas), o qual incide sobre o lucro da empresa.
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
    É o imposto pago pelo cidadão para assistência ao trabalhador. É esse dinheiro que posteriormente é convertido em aposentadorias e outros auxílios provenientes do governo, como auxílio-doença, auxílio-maternidade, entre outros.
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
    É um percentual pago por empresas privadas em nome dos seus funcionários, e o valor é calculado com base no salário bruto. O fundo serve para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.
  • PIS/Pasep
    São impostos dos Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Eles são cobrados das empresas e revertidos aos trabalhadores em forma de seguro-desemprego e abono salarial. O PIS é voltado a trabalhadores do setor privado, e o Pasep para os do setor público.
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)
    É cobrado sobre empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras (como as de operadoras de cartões de crédito) e também sobre a compra e venda de ações.
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
    O IPI incide, basicamente, sobre todos os produtos industrializados, sendo eles nacionais ou estrangeiros.

Impostos estaduais
  • IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores)
    É um imposto que o cidadão deve contribuir por circular com um carro. O dinheiro arrecadado deve ser revertido em obras e serviços nas mais diversas áreas, não apenas em rodovias.
  • IPTU (Propriedade Predial e Territorial Urbana)
    Da mesma forma que o IPVA, o IPTU é cobrado sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, estando os imóveis área urbana ou em áreas rurais. A tributação ocorre uma vez ao ano, podendo ser dividida em parcelas. É calculada com base no valor venal da propriedade.
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias)
    Incide também sobre transporte interestadual e intermunicipal, além de serviços de telefonia.

Impostos municipais
  • ISS (Imposto Sobre Serviços)
    O ISS é cobrado das empresas de diferentes ramos pela prestação de serviços, inclusive se você das MEI
  • ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos)
    Incide sobre a mudança de propriedade de imóveis.

Fonte: Yahoo Notícias