SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Com Sebrae e Estado, TCE-PR atua para estimular micro e pequenas empresas

  • 18 de setembro de 2019
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Nestor Baptista, recebeu na manhã desta quarta-feira (11 de setembro) a visita de representantes da Procuradoria-Geral do Estado, das secretarias de Estado do Planejamento e da Administração, do Sebrae-PR e da Federação do Comércio do Paraná. O encontro teve como objetivo a adesão formal do TCE-PR ao plano de ação que visa a incentivar a aplicação da Lei Complementar nº 123/2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) no Paraná.
 
A lei tem entre seus objetivos fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais, bem como estimular sua competitividade, promovendo o tratamento diferenciado a eles nas contratações públicas. Nos eventos de capacitação que realiza em todas as regiões do Estado, o Tribunal de Contas paranaense vem divulgado e orientado os servidores municipais envolvidos na aquisição de bens e serviços para as prefeituras quanto à obrigatoriedade do cumprimento da lei.
 
Do plano de ação constam diversas metas, muitas delas já implementadas pelo TCE-PR. Uma dessas iniciativas foi a recente edição do Prejulgado nº 27, por meio do qual a corte de contas consolidou o entendimento de que é possível, mediante expressa previsão em lei local ou no instrumento convocatório, realizar licitações exclusivas a microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) sediadas em determinado local ou região, em virtude da peculiaridade do objeto a ser licitado ou para implementação dos objetivos propostos no artigo 47 da Lei Complementar nº 123/2006, desde que devidamente justificado.
 
Os números levantados pelo braço paranaense do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas a partir da base de dados do próprio Tribunal, em seu Mural de Licitações dos municípios, demonstram que o esforço tem gerado resultado. A apuração demonstra que houve incremento das contratações de MEs e EPPs nos últimos anos.
 
Neste sentido, o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, e o procurador do Estado José Abduch dos Santos elogiaram a atuação da Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR. Segundo eles, o crescimento das contratações está diretamente relacionado ao número crescente de participantes dos eventos da EGP que tratam especificamente da Lei Complementar 123/2006.
 
Em 2012, cerca de 900 servidores municipais participaram de eventos da EGP sobre o assunto. Em 2017, o número de participantes chegou a quase 6.000; e em 2018, atingiu pouco mais de 4.000 servidores. Esses cursos são resultado de uma parceria entre o Tribunal, o Sebrae-PR e o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme).
 
O conselheiro Nestor - que criou da Escola de Gestão Pública em 2008, em mandato anterior como presidente do TCE-PR - registrou a satisfação em saber dos resultados favoráveis ao crescimento das contratações e fez o convite para que os eventos orientativos do Tribunal sempre contem com a presença de representante do Sebrae, para esclarecer dúvidas dos participantes. "Nosso objetivo é orientar, trocar ideias, ouvir e discutir soluções", afirmou o presidente, que recebeu os visitantes acompanhado da diretora-geral do Tribunal, Luciane Maria Gonçalves Franco.
 
Além do superintendente do Sebrae-PR e do procurador do Estado, participaram do encontro o secretário de Planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge; o superintendente da Fecomércio, Eduardo Luiz Gabardo; a analista de negócios do Sebrae-PR Juliana Schvenger; servidores das Secretarias do Planejamento e Administração; e funcionários do Sebrae e da Fecomércio.
 
Fonte: TCE-PR 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.