SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Confira 6 reportagens da série #OExemploDoChile e participe da campanha

  • 17 de julho de 2019
Ao longo de julho, GGN publica uma série de 10 reportagens especiais mostrando como se deu a capitalização da Previdência Social no Chile, um modelo que inspira a reforma sonhada por Paulo Guedes aqui no Brasil
 
Você sabia que metade da população chilena se aposenta com o equivalente a R$ 260,00 depois que o regime militar instaurado após o golpe do general Pinochet decidiu acolher o programa econômico dos “Chicago Boys” e capitalizar a Previdência?
 
O Chile, inclusive, hoje figura numa lista de 30 nações que adotaram a aposentadoria capitalizada décadas atrás, e mais da metade teve de aprovar novas reformas nos últimos anos para corrigir as distorções desumanas do sistema. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho.
 
O “exemplo do Chile”, referencial na reforma da Previdência que Paulo Guedes ainda sonha em aprovar aqui no Brasil – o governo sinalizou retomar a discussão depois de agosto – vem sendo estudado em várias partes do mundo, embora seja constantemente jogado para escanteio pela grande mídia brasileira.
 
É com ajuda dos apoiadores da campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) do GGN junto ao Catarse que estamos com uma repórter no Chile, para contar o lado B dessa história.
 
Ao longo de julho, o GGN publica uma série especial com 10 reportagens sobre #OExemploDoChile.
 
Ao final da empreitada, em meados de agosto, divulgaremos um documentário no YouTube com entrevistas exclusivas feitas com aposentados chilenos e especialistas em Previdência. Vamos ouvir como é viver com a previdência capitalizada a partir dos relatos de quem sente os impactos da reforma na pele.
 
Com apenas R$ 10,00 você pode fazer parte do time que ajudou a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel.
 
Os doadores especiais da causa entram para uma lista de transmissão que receberá o documentário em vídeo em primeira mão, antes da estreia oficial.
 
Confira as condições, mais detalhes do projeto e saiba como apoiar no link www.catarse.me/oexemplodochile.
 
Abaixo, as 6 reportagens publicadas até agora:
 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.