Histórico no Congresso indica dificuldade para Previdência sair até outubro

• 16 de maio de 2019

PEC mais rápida demorou 92 dias pós-CCJ. Previdência saiu do colegiado há 19 dias. Paulo Guedes quer aprovar em 67 dias. Constituição Federal já teve 99 emendas. Poder360 analisou as mais rápidas.

O ministro Paulo Guedes (Economia) tem insistido que a proposta de reforma da Previdência será aprovada ainda no 1º semestre na Câmara dos Deputados –e até agosto ou setembro no Senado. Levantamento do Poder360 aponta, entretanto, que o governo terá dificuldade em liquidar as mudanças no sistema de aposentadorias antes de outubro.

Esse prazo de outubro é uma hipótese otimista. Considera que a Previdência terá uma tramitação rápida e equivalente a outros projetos de reforma constitucional que andaram com muita velocidade dentro do Congresso.

O Poder360 analisou as tramitações das 10 emendas constitucionais que passaram mais rapidamente pela Câmara e pelo Senado entre as 99 promulgadas até hoje.

A proposta que liberou o governo para usar parte dos tributos federais de maneira livre para pagar despesas (68/2011), conhecida como DRU (Desvinculação de Receitas da União), foi a que levou menos tempo tramitando após ser aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. No total, foram 92 dias até a promulgação da matéria.

A PEC da Previdência do governo Bolsonaro foi aprovada pela CCJ em 23 de abril, há 19 dias.

Para repetir o prazo super rápido da DRU de 2011, a reforma da Previdência teria de passar por mais 5 etapas no Congresso e ser aprovada até 8 de agosto (considerando a pausa para o recesso do Legislativo, que vai de 18 a 30 de julho).

Sem levar em conta as férias dos congressistas –o que é algo muito difícil–, a proposta igualaria a mais rápida se fosse chancelada em 25 de julho.

Eis a lista das 3 PECs com as tramitações mais céleres e as estimativas para o projeto da Previdência conseguir equipará-las:

DRU (EC 68/2011) – 92 dias.
PEC do governo Bolsonaro: até 25 de julho (com o Congresso renunciando ao recesso) ou 8 de agosto (se os congressistas saírem em férias a partir de 18 de julho).
Teto de gastos (EC /95/2016) – 128 dias.
PEC do governo Bolsonaro: até 30 de agosto.
Adoção de medidas provisórias (EC 07/1995) – 154 dias.
PEC do governo Bolsonaro: até 1º de outubro.

A situação fica ainda mais difícil quando é contabilizada a meta de discutir e votar o texto na comissão especial até 30 de junho. Dados levantados pela consultoria Metapolítica apontam uma mediana de 70 dias no colegiado para 94 emendas constitucionais promulgadas desde 1988.

Considerando o prazo mediano, a Previdência só sairia da comissão em 4 de julho.

Ou seja, nessa hipótese super otimista a reforma da Previdência só chegaria ao plenário da Câmara dos Deputados quase na véspera do recesso. O Poder360 preparou 1 infográfico comparando essas emendas com os prazos que a Previdência teria que cumprir:

Das 10 emendas que tramitaram mais rapidamente na comissão especial, só duas (21/1999 e 68/2011) coincidiram com as mais rápidas tramitações da apresentação ao Congresso até a promulgação.

De acordo com o cientista político Jorge Ramos Mizael, que participou do levantamento, esta diferença mostra que há “independência entre cada instância deliberativa”.

“As comissões têm as suas próprias dinâmicas. Presidentes, relatores e coordenadores de bancada têm muita influência sobre o ritmo que será adotado pelos colegiados. Assim, quanto maior for a coesão entre esses indivíduos mais rápida ela tenderá a ser aprovada”, disse.

Fonte: Poder360.