SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Apenas 7% dos deputados aprovam reforma da Previdência de Bolsonaro

  • 10 de abril de 2019
Segundo a pesquisa da XP, dos 201 deputados ouvidos, apenas 36 concordam plenamente com o texto enviado
 
Um dos principais projetos apresentados ao Congresso Nacional pelo governo de Jair Bolsonaro foi a reforma da Previdência. Essa medida tem a meta de economizar 1 trilhão de reais ao ano, mas retira direitos e aumenta a idade de contribuição. Pesquisa da XP Investimento divulgada nesta segunda-feira 8 mostra que o cenário não é positivo para o presidente: apenas 7% dos deputados concordam plenamente com a mudança apresentada pelo pesselista.
 
A pesquisa consultou 201 deputados entre os dias 26 de março e 4 de abril. Com uma base nos partidos de cada entrevistado, chegaram ao resultado final.
 
O cenário, entretanto, não é negativo para uma reforma da Previdência. Setenta e seis por cento dos consultados dizem ser necessário mudar o sistema de aposentadorias e 68% dizem que sua aprovação melhora a perspectiva de crescimento do País.
 
O resultado mostra que dificilmente Bolsonaro conseguirá aprovar a medida como foi enviada ao Congresso, já que apenas 36 dos deputados ouvidos votariam na proposta como é hoje. Também tira a expectativa do mercado de que essa medida seria aprovada ainda no primeiro semestre.
 
O governo vai ter que articular muito para conseguir passar pela Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira 9, Bolsonaro se encontra com líderes de partidos para tentar melhorar a relação com os parlamentares.
 
Crise entre os poderes
 
Nesses primeiros 100 dias governo, Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, protagonizaram momentos de tensão entre os dois poderes. Essa crise é vista na pesquisa que traz a satisfação dos parlamentares com o executivo: apenas 16% consideram o relacionamento da casa com o governo ótimo ou bom. Esse índice era de 57% em fevereiro.
 
Os parlamentares que consideram essa relação ruim ou péssima subiu de 12% para 55%. O aumento se deve ao fato de o governo ter se negado a articular com os partidos para aprovar as medidas apresentadas.
 
 
 
Fonte: Carta Capital
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.