SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Mais de um ano depois, governo do Paraná ainda enfrenta problemas em software de gestão financeira

  • 01 de abril de 2019
Depois de mais de um ano da implementação do novo Sistema Integrado de Finanças Públicas (Siaf), o governo do Paraná segue tendo dificuldades operacionais na gestão dos recursos do estado. De acordo com Fernades dos Santos, diretor-geral da Secretaria da Fazenda (Sefa), a prioridade, agora, é terminar o balanço das contas do Executivo em 2018.
 
“Temos até o dia 29 de março para entregar o fechamento do exercício, com os relatórios e o balanço, para a Assembleia Legislativa do Paraná e o Tribunal de Contas”, explica.
 
Como o Siaf não está gerando relatórios, o trabalho tem que ser feito de forma manual – o que torna todo o processo ainda mais demorado. De acordo com Santos, a equipe da Sefa está trabalhando há pelo menos 45 dias com foco no fechamento do balanço. “Estamos correndo contra o relógio, até mesmo por ser o primeiro ano de utilização do novo sistema”, afirma.
 
Pagamentos em duplicidade
Apesar dos problemas, ele aponta que a abertura do exercício de 2019 conseguiu ser realizada. Com isso, os órgãos governamentais estão conseguindo fazer o empenho, a liquidação e o pagamento das despesas adequadamente.
 
Em 2018, o Executivo paranaense chegou a pagar R$ 14 milhões em duplicidade por conta de falhas no sistema. De acordo com Santos, restam R$ 200 mil a serem recuperados pelo governo estadual. O restante dos recursos pagos indevidamente já voltou aos cofres públicos.
 
“Estamos fazendo os procedimentos administrativos necessários para recuperar o montante que falta”, diz o diretor da Sefa. O governo ainda avalia como fará a recuperação da correção monetária relativa aos valores dos pagamentos. “Vamos buscar o ressarcimento por parte dos fornecedores e, se não tivermos sucesso, repassaremos os casos para a Procuradoria-Geral do Estado”, explica Santos.
 
Ainda sem relatóriosApesar de alguns dos problemas terem sido solucionados, ainda restam funcionalidades importantes que precisam ser ajustadas. A Sefa ainda não tem acesso, por exemplo, aos relatórios gerenciais – que mostram, em tempo real, como estão as finanças do governo.
 
“Avançamos muito pouco por conta da necessidade de que toda a equipe do consórcio se dedicasse a fechar o exercício de 2018”, explica Santos.
 
Em fevereiro, o diretor da Sefa já havia dito à Gazeta do Povo que a solução para todos os problemas no sistema não aconteceria no curto prazo. No início da gestão, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) reclamou do Siaf, dizendo que estava "no escuro" no início do mandato.
 
 
Fonte: Gazeta do Povo
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.