SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Seis em cada 10 brasileiros não se preparam para aposentadoria, aponta pesquisa

  • 20 de março de 2019
Orçamento apertado e desemprego são as principais justificativas; 39% disseram que não conseguiriam arcar com imprevistos hoje.
 
Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Banco Central (BC), mostra que 6 em cada 10 brasileiros (59%) admitem que não estão se preparando para a hora de se aposentar. De acordo com o levantamento, apenas 41% têm se preocupado com essa fase da vida.
 
Entre os principais motivos citados pelos entrevistados que não fazem qualquer tipo de plano financeiro para a aposentadoria, 36% alegam não sobrar dinheiro no orçamento e 18% atribuem a ausência de um plano ao fato de estarem desempregados. Para outros 17% não vale a pena guardar o pouco dinheiro que sobra no fim do mês.
 
Veja abaixo os principais motivos alegados:
 
O levantamento mostra que o percentual daqueles que se preparam é maior entre homens (45,1%), trabalhadores entre 35 e 54 anos (43,2%) e das classes A e B (54,9%).
 
A pesquisa também identificou os meios mais comuns utilizados por aqueles que dizem estar se preparar para a aposentadoria: aplicações financeiras (42%), principalmente a previdência privada (20%), e outros ativos financeiros, como ações, títulos ou fundos (20%). Para 35%, os recursos do INSS servirão de renda e 16% dizem que dependerão de terceiros, tais como cônjuges, filhos ou outras pessoas da família. Já 37% dos pesquisados disseram que, ao se aposentar, pretendem continuar ativos no mercado de trabalho.
 
39% não seriam capazes de arcar com gastos imprevistos
O estudo aponta ainda que 39% não seriam capazes de arcar com gastos imprevistos, equivalentes ao seu ganho mensal, sem recorrer à ajuda de terceiros ou a um empréstimo, e 20% disseram não saber o tempo que manteriam o padrão de vida em caso de dificuldades financeiras.
 
Diante um problema financeiro, 47% garantem que cortariam despesas desnecessárias e 33% avaliariam quanto ganham e gastam para decidir o que fazer. Já 13% reconhecem que não saberiam por onde começar e teriam medo de encarar a verdadeira situação financeira.
 
A pesquisa entrevistou 804 pessoas acima de 18 anos de todas as classes sociais e ambos os gêneros nas 27 capitais.
 
“Estima-se que a participação da população acima de 65 anos na sociedade brasileira passe dos atuais 9% para 25% em 2060, segundo projeções do IBGE. Será cada vez mais importante começar a pensar em uma complementação ainda jovem e não apenas quando se aproxima do momento de parar de trabalhar”, afirma a economista-Chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
 
 
Fonte: G1
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.