Notícias » Sindicontas/PR

Na semana da mulher, Sindicontas homenageia filiada desde a fundação

• 08 de março de 2019
Nesta sexta-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O Sindicontas demonstra a admiração por cada uma das servidoras do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que desempenham suas funções com responsabilidade e dedicação, contribuindo para uma sociedade mais justa, ocupando seu espaço de direito na construção dela e sendo instrumento de coragem para outras mulheres. Dedicamos essa justa homenagem e as nossas congratulações pelo seu dia!

Para celebrar essa data comemorativa, entrevistamos a filiada desde a fundação do sindicato, Rita de Cassia Bompeixe, de 55 anos, analista de controle do Tribunal e que, desde 2009, trabalha na área de inspetoria do órgão. Com uma carreira de 32 anos no serviço público, que é sua grande vocação, a servidora já atua no TCE-PR há 22 deles. Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Administração pela atual Universidade Positivo, ela gosta de advogar, mas sua primeira opção sempre foi o concurso público.

Na época em que foi aprovada, também passou no concurso de Procurador do Município de Curitiba, mas optou por seguir carreira no Tribunal. Casada há 29 anos, Rita recorda que estava amamentando e que quem fez a inscrição para o concurso do TCE-PR foi seu esposo. Hoje, Rita é mãe de dois filhos. “O apoio (dele) é fundamental para que eu consiga esse equilíbrio entre família e trabalho”, enaltece seu companheiro. “A família é a prioridade de nossas vidas e o trabalho nos completa”, concluiu sobre o sentimento de ser mãe.

Citando seus grandes incentivadores na vida, Rita fez questão de mencionar a mulher que a criou: “A força e a firmeza de caráter da minha mãe sempre me inspiram”. Além disso, reforçou sua crença religiosa: “Procuro estar sempre corrigindo o rumo da minha caminhada nesta vida de acordo com o que Jesus nos ensinou. Isso requer coerência de atitudes entre fé e vida”. E também um colega aposentado de profissão, Mário Otto, “(ele) me ensinou que, aconteça o que acontecer, devemos cumprir com fidedignidade técnica o nosso trabalho”.

Rita acredita que a mulher não precisa de um tratamento diferenciado na sociedade, mas que deve ter suas diferenças respeitadas em relação ao mundo masculino. Considera de fundamental importância políticas que visem a valorização da mulher e conscientizem sobre assédio dentro do ambiente de trabalho, já que ainda se trata de uma realidade. Reforça que não são somente as mulheres que sofrem com esse estigma, mas ainda assim são as mais coagidas nesse sentido.

Sobre seu grande feito aqui na terra, a servidora crê que foi a formação dos seus filhos para serem seres humanos conscientes e sensíveis às demandas sociais, entendendo que para sermos felizes precisamos pensar nos outros. “Essa é minha luta diária na família e também no trabalho”, explica. Como legado, quer que as pessoas lembrem da importância de Deus estar em primeiro lugar nas nossas vidas, da tarefa importante de construir uma família e de que a profissão escolhida deve trazer uma realização pessoal e dar um retorno para a sociedade.

Acreditamos que Rita é um bom exemplo das mulheres que estão ao nosso redor no nosso ambiente de trabalho do TCE-PR, elas que são boas mães, filhas, esposas, amigas, profissionais e, antes de tudo, seres humanos. Essa é a mensagem que queremos deixar para todas vocês: Confiem e sejam fiéis aos seus princípios. Nem sempre será fácil, estamos aptos ao erro, mas temos que tentar todos os dias nos tornarmos pessoas, cidadãos, melhores. Enquanto estivermos aqui, que o nosso legado seja bem construído.