SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Com população envelhecendo, Finlândia precisa de mais trabalhadores para financiar aposentadoria

  • 13 de fevereiro de 2019

Necessidade de aumentar mercado de trabalho deve dominar discussões da eleições deste ano

A Finlândia é classificada como o país mais feliz do mundo, mas sua população está envelhecendo mais rapidamente do que na maioria dos países e isso pressiona o governo a levar mais pessoas ao mercado de trabalho para ajudar a pagar aqueles que se aposentam.

A correção do mercado de trabalho do país provavelmente dominará a agenda quando os finlandeses forem às urnas, em 14 de abril, para eleger um novo governo. O novo governo precisará elevar a taxa de emprego para 75% dos finlandeses em idade ativa até 2023 e para 80% posteriormente, segundo um relatório de funcionários públicos publicado nesta segunda-feira que descreve os principais desafios futuros.

O índice está atualmente em 72%, cumprindo uma meta de 2015 definida pelo primeiro-ministro Juha Sipilä, que na época era considerada quase impossível. Naquele ano, apenas 68% das pessoas em idade ativa tinham empregos, o país estava deixando três anos de recessão econômica para trás -- a segunda desde a crise financeira -- e o clima era sombrio.

Agora, com cerca de 140.000 pessoas a mais trabalhando em relação a quando Sipilä assumiu o cargo, ainda são necessários cerca de 150.000 novos empregos para proteger o modelo de bem-estar da integrante mais ao norte da zona do euro, segundo o relatório.
 
“O financiamento do nosso modelo de bem-estar nórdico, que nos torna o país mais feliz do mundo, com um padrão de vida incrivelmente elevado, depende de níveis de emprego mais altos”, disse o economista-chefe do Nordea Bank, Aki Kangasharju, em entrevista. A Finlândia precisa que “todos os que são capazes de trabalhar tenham emprego”.
 
No domingo, Sipilä disse que, mantendo-se um crescimento econômico em torno de 2%, será gerado um aumento gradual do emprego em direção à meta. Quando o governo da Finlândia “conseguir elevar a taxa de emprego de maneira permanente para mais de 75%, isso realmente resolverá totalmente a diferença de gastos”, disse em entrevista à YLE Radio Suomi.
 
O governo já implementou várias medidas para estimular o emprego, incluindo a redução do custo da mão de obra e a introdução do chamado modelo ativo, pensado para voltar a dar trabalho aos desempregados que procuram emprego. Houve também muitas contratações após o crescimento da economia mundial. Mas esse vento a favor está prestes a parar de soprar porque o crescimento está perdendo força na maioria das grandes economias.
 
Kangasharju, do Nordea, diz que o remédio são mais reformas do mercado de trabalho para aumentar o número de empregos disponíveis. Do contrário, os finlandeses precisarão se preparar para um aperto de cinto maior.
 
“Se não atingirmos níveis mais altos de emprego, enfrentaremos mais austeridade, com cortes de gastos e empregos no setor público, levando a receitas fiscais menores e maiores gastos com desemprego”, disse Kangasharju.
 
 
Fonte: O GLOBO
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.