SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Francischini assume a presidência da CCJ e quer acelerar “pauta econômica”

  • 13 de fevereiro de 2019
Líder do governo Ratinho Junior admite ter trabalhado a favor do colega do PSL, legenda com o maior número de filiados na Casa
 
Mais votado para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) no pleito de 2018, o deputado estadual Delegado Francischini (PSL) foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na tarde desta terça-feira (12). A reunião da CCJ durou menos de 30 minutos e serviu apenas para confirmar uma vitória já negociada previamente nos bastidores. Único adversário, o deputado estadual Nelson Justus (DEM) desistiu da disputa pelo comando da CCJ às vésperas, na segunda-feira (11). Ex-presidente da Alep, Justus comandava a CCJ há oito anos.
 
A favor de Francischini, pesou o apoio do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), que é líder do governo Ratinho Junior (PSD) na Casa. Bakri falou sobre a necessidade de “alternância de poder” e de “oxigenação da CCJ”, mas admitiu que o tamanho do grupo de Ratinho “também foi considerado”. O PSL de Francischini tem oito parlamentares na Alep – a maior bancada partidária da Casa.
 
“Eu entendo que ele é a melhor alternativa para este novo momento da política. Mas não posso ser hipócrita. A bancada do Francischini também pesou. Não vou negar”, disse Bakri. Ao assumir o posto, Francischini citou Justus, que “soube conduzir as coisas em alto nível”.
 
Justus permaneceu como um dos 13 membros da CCJ, e também deve ganhar o comando da Comissão de Finanças. À Gazeta do Povo, ele ainda sugeriu que não pretende sair de cena: “Eu não nasci presidente da CCJ, mas volto daqui a dois anos com certeza”.
 
Justus acrescentou que o DEM está na base do governo Ratinho e que apenas desistiu da disputa com Francischini porque entendeu que a “entourage do governo Ratinho” queria “dar uma oportunidade” ao colega do PSL.
 
“Eu ganharia as eleições, mas eu achei que não tinha o direito de machucar algumas pessoas que votariam em mim. Me sentiria muito mal. Ficaria numa posição incômoda. Porque a ideia da entourage do governo Ratinho era dar uma oportunidade ao Francischini, que já tinha tentado ser presidente da Alep e não foi”, disse Justus.
 
O deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) foi novamente eleito presidente da Alep, no último dia 1º. Embora o PSDB tenha se aliado ao PP de Cida Borghetti nas eleições do ano passado, Traiano se engajou pessoalmente na candidatura de Ratinho Junior.
 
Pauta da CCJ
A próxima reunião da CCJ está marcada para o dia 19. A ideia é que os parlamentares tenham uma semana para organizar a pauta do colegiado, responsável por fazer a primeira análise de todas as proposições protocoladas na Casa.
 
De autoria do governo do Paraná, já chegaram duas mensagens – uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que elimina a verba de representação dada a ex-chefes do Executivo, a conhecida “aposentadoria”; e o projeto de lei que reorganiza a estrutura administrativa do Executivo.
 
Francischini prometeu dar prioridade às “pautas econômicas”, em sintonia com o que ele classifica de “momento especial do País”.
 
Aliado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), Francischini também se comprometeu a ouvir todos os membros do colegiado, “independente de diferenças ideológicas, de cores partidárias”. O recado era para o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), membro do colegiado e líder da oposição na Casa. “Esperamos o cumprimento do Regimento Interno”, avisou o petista, na reunião.
 
Francischini inicia na Alep depois de dois mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados. Em Brasília, ele se concentrou na bandeira anti-PT.
 
 
Fonte: Gazeta do Povo
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.