SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Nota de Esclarecimento - FEPAM

  • 25 de janeiro de 2019
A FEPAM – Federação Paranaense de Montanhismo vem a público esclarecer que o IAP – Instituto Ambiental do Paraná, gestor das áreas protegidas no Estado do Paraná, determinou o fechamento das unidades de conservação estaduais para visitação pública pelo prazo de 15 dias a partir de HOJE (24/01/2019).
 
Segue a relação oficial das unidades que estarão fechadas:
 
Parque Estadual do Boguaçu
 
Parque Estadual Pico Paraná
 
Parque Estadual Roberto Ribas Lange
 
Parque Estadual do Palmito
 
Parque Estadual da Graciosa
 
Parque Estadual do Pau Oco
 
Parque Estadual Rio da Onça
 
Parque Estadual das Lauráceas
 
APA Guaratuba
 
APA Guaraqueçaba
 
AEIT Marumbi
 
No Parque Estadual da Serra da Baitaca, segundo informações da sua gestão, o acesso em Quatro Barras estará sendo permitido na entrada da unidade somente às montanhas Anhangava e Pão de Loth. O Caminho do Itupava seguirá fechado, sendo permitido passeios até a região da Casa do Ipiranga.
 
Diante disso recomendamos e pedimos que montanhistas, escaladores e demais esportistas, mesmo devidamente vacinados, evitem se dirigir a estes parques no período do fechamento, ou até que sejam devidamente liberados e, sobretudo, que evitem conflito nos postos de controle tentando forçar passagem.
 
O IAP esclarece ainda que os pesquisadores que necessitarem acesso às estações ecológicas deverão comprovar a vacinação contra febre amarela com a apresentação da carteirinha respectiva.
 
A determinação se deu em caráter preventivo, em face de incidente envolvendo macacos encontrados em Antonina esta semana com suspeita de terem contraído febre amarela e por conta da ocorrência de novos casos de febre amarela em cidades paulistas, próximas à divisa com o nosso estado.
 
Ainda não está confirmado cientificamente se os macacos estavam infectados com o vírus da febre amarela pois as análises laboratoriais deverão demorar alguns dias para serem concluídas.
 
Independente disso, ressalta-se que os macacos não são os transmissores da febre amarela, e que o adoecimento e morte destes animais é um alerta importante para os seres humanos de que mosquitos com o vírus estão presentes na região, ajudando os órgãos competentes a adotar ações preventivas, como as que estão ocorrendo.
 
Também recomendamos à toda comunidade, em especial à comunidade montanhista, preventivamente, que se vacinem contra a febre amarela, em razão do aumento no número de casos no estado de São Paulo nas últimas semanas e à suspeita de que a doença possa chegar ao Paraná. A vacina é gratuita, e está sendo fornecida em 110 postos da rede pública de saúde do Município de Curitiba (http://www.curitiba.pr.gov.br).
 
Ressalta-se também o pedido dos órgãos ambientais e de saúde que sejam notificados quaisquer avistamentos de macacos na região litorânea da nossa serra do mar, vivos ou mortos, se possível com coordenadas de GPS para monitoramento. Nestes casos, pede-se informar diretamente a Secretaria de Meio Ambiente do município mais próximo, ou o IAP, pelos telefones (41) 3213-3462 ou (41) 3213-3830.
 
FEPAM – Federação Paranaense de Montanhismo
 
Curitiba, 24 de janeiro de 2019.
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.