SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Reforma da Previdência fica de fora de agenda prioritária de Bolsonaro

  • 25 de janeiro de 2019
Assim como privatizações de estatais, governo divulgou 35 medidas nesta 4ª, lista é parte da Agenda dos 100 dias
 
Medidas consideradas essenciais pela equipe econômica de Jair Bolsonaro, como a reforma da Previdência e privatizações de estatais, ficaram de fora da lista de propostas prioritárias dos 100 primeiros dias de gestão.
 
A seleção (íntegra) foi divulgada nesta 4ª feira (23.jan.2019) pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Segundo o demista, 1 dos critérios para definir as metas foi a aplicabilidade, ou seja, a adoção rápida.
 
A reforma da Previdência é o carro-chefe da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. Durante a transição de governo, Bolsonaro afirmou que a intenção era aprovar o projeto nos 6 primeiros meses da administração.
 
Há 1 projeto pronto para votação no plenário da Câmara, mas o governo ainda não divulgou quais mudanças serão feitas. São necessários pelo menos 308 votos para passar na Câmara e 49 no Senado.
 
Durante a apresentação desta 4ª, Onyx se desviou sobre detalhes do projeto ou estabelecimento de prazos.
 
O ministro afirmou que a questão será tratada pelo próprio Bolsonaro quando voltar de sua viagem à Suíça.
 
Eis uma tabela com as 35 metas anunciadas:
 
 
 
REFORMA TRIBUTÁRIA E OUTRAS PROPOSTAS
Também não está entre as prioridades a reforma tributária, já em tramitação no Congresso.
 
Também ignorou a privatização de estatais como a Eletrobras. Traz, no entanto, a intenção de leiloar 10 terminais portuários.
 
O documento trouxe, no entanto, 5 propostas menores para a economia. Uma delas já foi cumprida, que é a medida provisória para combater fraudes no INSS.
 
As outras são a redução de 21 mil funções comissionadas da administração, medidas para facilitar o comércio internacional e para modernizar a eficiência administrativa (como digitalizar serviços públicos). O última é abrir cadastro de desempregados para empresas da iniciativa privada.
 
Outra proposta da agenda e que também está em discussão por congressistas é o leilão do excedente da cessão onerosa –o megaleilão do pré-sal. Onyx estima que o governo arrecadará R$ 100 bilhões com a proposta.
 
A lista faz parte da Agenda dos 100 Dias do governo Bolsonaro. O documento, divulgado em dezembro de 2018, determina uma série de diretrizes e metas para integrantes da Esplanada. A seleção foi apresentada com 13 dias de atraso. A intenção era divulgá-las nos 10 primeiros dias de gestão.
 
 
Fonte: Poder360
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.