Notícias » TCE-PR

Governo Ratinho Jr dá 'pontapé inicial' com primeira reunião de trabalho com o secretariado

• 03 de janeiro de 2019
Após a cerimônia de posse realizada na manhã de ontem (1º de janeiro), o governo Ratinho Junior terá o seu 'pontapé inicial' nesta quarta-feira (02 de janeiro), quando acontece a primeira reunião de trabalho com o secretariado. Ontem, após a solenidade de posse, o novo chefe do Poder Executivo já nomeou os 15 secretários de Estado.

Na reunião de hoje, marcada para às 16 horas no Palácio Iguaçu, o governador do Paraná deve apresentar o planejamento das ações do governo para os próximos 120 dias (quatro meses).

Além de enxuto, o secretariado formado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) combina nomes de perfil político escolhidos já integrava o grupo político que apoiou a candidatura de Ratinho Jr desde o início de seu projeto para chegar ao comando do Estado, ainda nas eleições de 2014.

Apesar de ter dito durante a campanha que não negociaria cargos com partidos em troca de apoio, o governador escolheu para o núcleo político de seu governo quatro parlamentares com mandato: os deputados estaduais Guto Silva (Casa Civil) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Ambiental e Turismo), e os deputados federais Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho), todos do partido de Ratinho Jr. Também escalou o experiente deputado federal Reinhold Stephanes, igualmente do PSD, para a nova Pasta da Gestão Pública, que cuidará das áreas de administração e previdência, que estão entre as mais desafiadoras do futuro governo.

Assim como Márcio Nunes, Guto Silva chega ao governo após apenas um mandato na Assembleia Legislativa. Ele já havia ocupado a sub-chefia da Casa Civil no governo Beto Richa e é um dos homens de confiança do novo governador.

Sandro Alex foi reeleito em outubro para o terceiro mandato na Câmara. Irmão do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), ajudou a coordenar a campanha de Ratinho Jr na região e foi o mais votado entre os deputados que buscaram a reeleição no Estado.

Márcio Nunes foi vice-prefeito de Campo Mourão (região Noroeste), e presidente do Instituto das Águas do Paraná no governo Beto Richa. Também foi líder do PSD na Assembleia.

Completando o núcleo político do novo governo, Ney Leprevost está no terceiro mandato na Assembleia e foi eleito deputado federal em outubro. Derrotado no segundo turno da eleição para prefeito de Curitiba por Rafael Greca (PMN), em 2016, é apontado desde já como um dos pré-candidatos do grupo de Ratinho Jr à sucessão na Capital para 2020, ao lado do deputado federal e deputado estadual eleito Fernando Francischini (PSL).

Continuidade
O novo governador também aproveitou nomes que compuseram a equipe do antecessor, Beto Richa. Entre eles Norberto Ortigara, que já havia comandado a Secretaria de Agricultura na administração tucana, e João Carlos Ortega, que foi diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano na gestão do próprio Ratinho Jr e depois assumiu a Pasta quando ele deixou o cargo para se decicar à candidatura ao governo.

Surpresa
Entre as “surpresas” do secretariado do novo governo está o empresário Renato Feder, executivo do grupo Multilaser, do setor de eletrônicos e informática e foi escolhido para comandar a Secretaria de Educação. A escolha surpreendeu, já que sua experiência na área se restringe a oito meses como assessor voluntário da Secretaria de Educação de São Paulo, além de ter sido professor de matemática por oito anos e de economia na universidade Mackenzie por quatro anos. Também foi diretor, por oito anos, do Colégio ALEF, escola de São Paulo sem fins lucrativos. Ele terá a missão de apaziguar a relação do governo com os professores, abalada por uma série de conflitos durante a administração de Beto Richa, que culminaram no episódio do confronto de 29 de abril de 2015 entre servidores em greve e policiais militares no Centro Cívico, durante a votação pela Assembleia Legislativa de medidas de ajuste fiscal propostas pelo tucano.

Fonte: Bem Paraná