SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Governo e sindicatos travam queda de braço em que dinheiro é critério de desempate

  • 10 de abril de 2017

Com as várias reformas propostas, governo e sindicatos entraram em rota de colisão diversas vezes. A aprovação da terceirização para atividades fim e as mudanças apresentadas para a Previdência são pontos de atrito que já motivaram diversas manifestações sindicais em todo o país. Por outro lado, as centrais passam a ganhar mais força com uma eventual reforma trabalhista. É uma espécie de cabo de guerra que força ambos os lados a estarem em constante negociação, e em que o objetivo é conquistar avanços sem abrir mão de outras pautas.

Esse é o maior desafio dos sindicatos nesse momento. Para que consigam barganhar de igual para igual com Brasília, eles precisam de uma moeda de troca – que, no jogo político, pode simplesmente ser o apoio a uma ou outra proposta. E o governo parece estar disposto a negociar dessa forma, mas pelo poder do bolso.

Isso fica evidente dentro da própria reforma trabalhista. De um lado, o governo oferece mais poder às instituições sindicais nas mesas de negociação com as empresas, o que fortaleceria a categoria. De outro, sinaliza um possível fim da contribuição sindical compulsória, o que é visto por muitos como uma forma de enfraquecer o movimento. Atualmente, todo trabalhador é obrigado a fazer o pagamento desse imposto equivalente a um dia de trabalho por ano, mesmo não sendo sindicalizado. Com a reforma, isso passa a ser opcional.

Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, essa é uma estratégia chantagista feita para pressionar as centrais em troca de apoio. “Se você torna a contribuição opcional, é claro que o trabalhador não vai querer. É uma ação demagógica e de má fé”, critica. “Mas jamais vamos trocar direitos por custeio. Não vamos barganhar.” Segundo ele, não há como os sindicatos se manterem fortes para negociar sem esse aporte, o que vai na contramão do que a própria reforma propõe.

Do outro lado, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) já se posicionou dizendo que o fim da cobrança compulsória fortaleceria a representação dos trabalhadoresno país. “O trabalhador tem de avaliar se quer ser sócio e ele só se associará se o sindicato tiver representatividade”, disse o presidente da organização, Vagner Freitas, em entrevista em março.

E há quem fique no meio termo da questão, como o advogado Flávio Obino Filho. Especialista em questões sindicais, ele concorda que as representações de trabalhadores não conseguirão se sustentar sem o imposto, mas diz não acreditar que a contribuição esteja sendo usada como moeda de troca pelo governo. “Não duvido que essa tenha sido a intenção original, mas a proposta do governo de valorizar a categoria não fica em pé sem essa contribuição. Então não chega nesse ponto de troca”, explica.

Independentemente do posicionamento nesse debate, a verdade é que são valores expressivos em jogo. Segundo o relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), foram arrecadados cerca de R$ 15 bilhões nos últimos cinco anos.

Taxa assistencial

Se o imposto não é o suficiente para conquistar o apoio dos sindicatos, o mesmo não pode ser dito da chamada contribuição assistencial. O valor também é cobrado de todos os trabalhadores e, em 2016, gerou uma arrecadação de R$ 3,5 bilhões. É esse montante que o governo pretende colocar sobre a mesa para conseguir empurrar suas reformas, já com algum êxito.

No fim do mês passado, representantes da Força Sindical se reuniram com o presidente Temer para barganhar o apoio em troca do retorno dessa taxa. Como a cobrança a não filiados foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro, o Planalto vê numa reversão dessa medida uma boa moeda de troca para conseguir apaziguar os sindicatos.

No entanto, para o cientista político Rudá Ricci, essa é apenas uma resposta isolada dentro do movimento, muito por causa da presença do deputado Paulinho da Força (SD-SP) na base governista. “Ele tem a obrigação de fazer essa ponte, mas os outros dirigentes sindicais não vão ceder”, afirma o especialista. “Acho impossível que as centrais negociem com o Temer e cedam por algo tão pueril. Elas podem até buscar esse fundo, mas vão perder o apoio de suas bases instantaneamente.”

De acordo com Ricci, o presidente está em seu momento de maior fragilidade política e as centrais sindicais vão se aproveitar disso para continuar pressionando. E as manifestações do último mês de março são uma demonstração desse embate, pois mostram como toda a base dos sindicatos está mobilizada em fazer frente ao governo. E novos atos são esperados para o próximo dia 28 de abril.

Para o cientista político, a situação de Michel Temer é semelhante aos piores momentos da ex-presidente Dilma Rousseff. “Ele está fraco e as centrais vão para o ataque. Ele vai tentar apelar e blefar, mas não tem como sustentar isso. Vai ter que ceder”.

Matéria da Gazeta do Povo.

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.