SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Clipping

Aplicativo ajuda aposentados e servidores públicos a reduzir taxa de consignados

  • 09 de junho de 2023
Empréstimos consignados têm sido úteis a milhões de trabalhadores brasileiros, pela facilidade com que se pode obtê-los. Por outro lado, podem acabar se convertendo em mau negócio, na medida em que muitos aposentados e outros que os contratam acabam virando reféns dos descontos em folha de pagamento. Não raro, acabam renovando por períodos mais longos para reduzir o impacto em cada mês atual. O problema ao qual muitos não se atentam é a taxa de juros praticada pelas instituições financeiras. É comum que cobrem taxas mais elevadas para prazos mas elásticos e há agentes que até se valem da pouca familiaridade das pessoas com assuntos financeiros para induzi-las a contratar valores maiores e prazos mais longos.
 
Vera dos Santos, 65, aposentada, diz que se arrepende de ter feito empréstimo consignado: “Estou pagando um valor acima do que havia previsto em taxas. Caso haja uma redução nos valores das parcelas, isso será de grande ajuda para mim”, desabafa.
 
Tendo como base ferramentas tecnológicas que costumam ser utilizadas para pesquisar passagens aéreas e hotéis, os baianos Rodrigo Fontes, 34 anos, Paulo Fontes, 36 anos, Rafael Seixas, 37 anos, e Bruno Barreto, 37 anos, criaram a plataforma Konsi (@konsi.app), que permite verificar as oportunidades de crédito nos principais bancos do mercado, de forma rápida, o que pode resultar em redução de parcelas.
 
Reginaldo, aposentado de 71 anos, teve uma redução significativa graças ao app. “Fiz buscas na internet, se poderia confiar nessa proposta que era bem atrativa. Após me certificar, contratei a portabilidade e a minha parcela teve redução de R$ 234. Com as 84 parcelas que faltava para pagar, tive R$ 20 mil de economia e foi um grande alívio para minhas contas mensais”, exclama.
 
Pela plataforma, é possível obter reduções de juros e melhores condições de parcelamentos, mesmo para dívidas e empréstimos já existentes, simulando e contratando operações de portabilidade com revisão dos juros para reduzir as parcelas das operações antigas ou ainda transformar a economia em um “troco” (nova retirada de valores sem aumentar o valor da parcela). Para fazer a simulação de portabilidade, o aplicativo requer que o interessado forneça a senha do “Meu INSS”. Para quem não tem empréstimo consignado atual, é possível simular uma operação sem fornecer senha.
 
O blog www.konsi.com.br/blog também orienta servidores, públicos, aposentados e pensionistas sobre os pontos mais relevantes da vida financeira dessas pessoas e como ficar longe de “pegadinhas” e golpes. “Os conteúdos também explicam melhorias para o crédito consignado, inclusive sobre reduções de juros por portabilidade, refinanciamentos e melhores condições de contratação”, diz Paulo, co-fundador do Konsi, que foca em comparar, simplificar e reduzir taxas.
 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.