Os conselheiros Paulo Curi Neto, Wilber Carlos dos Santos Coimbra e Benedito Antônio Alves integrarão a banca examinadora que, no próximo dia 30, procederá à entrevista técnica com os candidatos ao cargo de novo Secretário Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).
A escolha dos membros, definida pela Alta Direção da Corte, visa dar ainda mais robustez técnico-científica à banca examinadora, que realizará a quarta das sete etapas previstas para a seleção do novo Secretário Geral de Controle Externo, cargo de livre nomeação no âmbito da Corte de Contas rondoniense.
A realização de processos seletivos para cargos em comissão no âmbito do TCE-RO ocorre desde 2016, sendo o órgão pioneiro na administração pública rondoniense em relação à adoção de normas e diretrizes para disciplinar processos seletivos para esses cargos no âmbito de suas unidades internas, materializada por meio da Portaria nº 679/2016.
Através desses procedimentos, a Corte de Contas tem buscado não só democratizar o acesso de candidatos a esses cargos, como também garantir os princípios de meritocracia e impessoalidade no procedimento de nomeação, assim como valorizar os servidores.
Afora o aspecto inovador e moralizador, a medida também está em sintonia com princípios constitucionais e administrativos, alinhando-se ao Plano Estratégico da Corte, período 2016/2020, bem como às diretrizes estabelecidas pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), no que tange à estrutura, composição e recursos organizacionais dos TCs.
Fonte.
Comente