http://diap.ps5.com.br/content,0,1,79678,0,0.html
Geral início de semana, o Senado se prepara para eleger novo presidente. Pelo Regimento Interno da Casa, a eleição deve ser realizada até esta quarta-feira, 12, salvo entendimento entre os líderes partidários quanto a uma outra data. Está prevista uma reunião para esta terça-feira, 11, às 11h, entre o presidente interino, Tião Viana (PT/AC), e os líderes para definir as regras da eleição. No entanto, ele condicionou a realização da eleição na quarta-feira, 12, a um consenso entre os líderes. O artigo 412 do Regimento permite a alteração das normas regimentais desde que haja consenso.
Conforme confirmou o próprio Tião Viana na última sexta-feira, 07, cabe ao PMDB, maior bancada partidária no Senado, indicar o candidato à Presidência da Casa. Até agora se apresentaram como pré-candidatos do partido os senadores Garibaldi Alves (RN), Neuto de Conto (SC), Valter Pereira (MS), Leomar Quintanilha (TO) e Pedro Simon (RS).
O preferido pelo Planalto, que pode inclusive unificar o PMDB e tem votos em outras legendas é o senador José Sarney (AP). Embora Sarney não queira se lançar em campanha, ele ainda poderá entrar na briga caso haja um consenso em torno do seu nome. Até o momento exite apenas um veto, que é o do líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM).
Fonte: Diap
Comente