SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Palavra do Presidente

O Dia do Trabalhador é um momento para refletirmos sobre a união entre sindicatos e categorias

  • 06 de maio de 2022
Presidente

No último domingo, 1º de maio, comemorou-se o Dia do Trabalhador. E não poderíamos deixar de enaltecer essa importante data que faz referência às manifestações e lutas por direitos trabalhistas em várias partes do mundo. Voltemos um pouco na história desse dia, que começou a ganhar destaque no Brasil já na década de 1890, quando se iniciava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria. Mas, foram só nas primeiras décadas do século XX, que o país registrou os maiores movimentos dos trabalhadores e, então, em 1924, instituiu-se o 1º de maio como feriado nacional. 

Recordo que, foi através de muita luta que a classe trabalhadora conquistou seus direitos, como um salário mais justo e condições mais dignas para exercer suas funções, além de tantos outros benefícios que são essenciais a cada categoria. Tanto essa história de resistência quanto o 1º de maio nos trazem uma reflexão sobre a importância da união, especialmente, na atual conjuntura brasileira, que se apresenta com diversos ataques ao serviço público e aos trabalhadores em geral. Além disso, estamos em um momento que exige rupturas e reinvenção das relações devido aos novos desafios, por isso, precisamos cada vez mais caminharmos juntos, amplificando a relevância dos sindicatos e o elo destes com a categoria que representam.

Acredito que os movimentos sociais e entidades sindicais devem enxergar no Dia do Trabalhador a oportunidade de relembrar a importância da luta coletiva para a manutenção de direitos já conquistados ao longo dos anos e para enfrentar problemas que venham a surgir, sempre prezando pela continuidade do bem-estar dos trabalhadores, em especial, dos servidores públicos, que vai refletir consideravelmente no pleno atendimento às necessidades básicas da população.

E é com esta reflexão sobre a importante união de forças entre sindicatos e categorias do funcionalismo público, que comemoramos esse 1º de maio recordando alguns momentos que marcaram os servidores públicos do Tribunal de Contas do Paraná, como a concessão da reposição salarial, que já era tão aguardada desde o início da pandemia de Covid-19, e o Dia do Auditor de Controle Externo, celebrado após alguns meses da mudança na nomenclatura do cargo. Além disso, conquistamos a regulamentação do pagamento, durante o exercício financeiro de 2022, de indenização de férias e licenças especiais não usufruídas por servidores ativos, bem como aquelas em processo de pagamento e o acréscimo dos quinquênios à categoria concedidos pelo TCEPR, que ficaram suspensos pela Lei Complementar nº 173 durante os anos 2020 e 2021.

Mas, não podemos esquecer-nos de comemorar nesta Semana do Trabalhador também a nossa certificação no programa executivo ProGestão “Conselhos de Alta Performance nos RPPS”, realizado pela UniAbrapp em parceria com a Previpar e a PARANAPREVIDÊNCIA e a aprovação do Projeto de Resolução 75961-20, que aborda o regime de teletrabalho no TCE-PR, onde participamos ativamente, propondo diversas melhorias para a categoria.

Nesses e em tantos outros pleitos, nosso sindicato em conjunto com a categoria trabalhou arduamente, pensando sempre na valorização do nosso papel em defesa da cidadania e da transparência na administração pública. Como presidente e representando toda a equipe do SINDICONTASPR deixo aqui uma singela homenagem a todos os profissionais pelo esforço e dedicação diária!

AVANÇOS PARA A CATEGORIA – Nesta semana, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR), conselheiro Fábio Camargo, informou à Diretoria da nossa entidade que os servidores ativos e inativos terão direito aos percentuais de juros da URV, com diferença de 0,5% para 1%, os quais serão pagos ainda neste mês. A concessão desses valores atende a um pedido do SINDICONTAS/PR e considera as condições de legitimidade orçamentária e disponibilidade financeira da Corte de Contas. O requerimento externo instaurado pelo SINDICONTAS/PR junto a Corte de Contas, de n.º 70383/20, encontra-se em poder do Gabinete da Presidência, para deliberação.

Aproveito essa importante data para, em nome de todo o sindicato, agradecer mais uma vez ao presidente Fábio de Souza Camargo pelo apoio contínuo e reconhecimento da importância da categoria para o funcionalismo público. Que este seja um ano de muito trabalho profícuo e, principalmente, saúde ao presidente e a todos os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.