SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

TCU: especialistas debatem sustentabilidade e governança no Fórum Nacional de Controle

  • 10 de outubro de 2023

Matéria original/imagem: Atricon

O Tribunal de Contas da União (TCU) promoveu, na sexta-feira (6/10), a 7ª edição do Fórum Nacional de Controle. O encontro, coordenado pelo ministro do TCU Augusto Nardes, teve como tema “Conectando fiscalizações, governança e sustentabilidade”. O fórum foi criado para integrar as instituições de controle externo e interno das três esferas da federação e de todos os poderes.

O ministro Augusto Nardes destacou que o objetivo do fórum é divulgar e disseminar boas práticas nas organizações. “Precisamos aproveitar essa capacidade de transversalidade e sincronizar com o resto do Brasil. A governança tem que ter essa capacidade de disseminar as teses e fazer com que os tribunais de contas façam a sua parte. Temos que pensar grande, pensar na nação”, afirmou. O fórum também busca desenvolver atividades de capacitação conjuntas, promover ações de controle integradas, entre outros.

O primeiro painel discutiu os desafios estratégicos e aspectos regulatórios da inteligência artificial e desenvolvimento sustentável. O debate foi moderado pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata. Participaram o coordenador-geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, a assessora técnica Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Tatiana Camarão e o assessor do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Lucas Borges.

O coordenador do MapBiomas apresentou o caso da organização como exemplo do uso de inteligência artificial no cenário das mudanças climáticas. O MapBiomas é uma rede colaborativa que mapeia o uso de terras no Brasil e elabora relatórios para cada evento de desmatamento detectado. “A partir de inteligência artificial é possível gerar classificações de usos da terra. Isso permite que os diferentes grupos trabalhem na mesma plataforma para produzir dados coletivamente, relativos a todos os biomas brasileiros. Esse mecanismo permitiu chegar em níveis de acurácia de 90% dos mapas”, explicou Tasso Azevedo. As informações ficam disponíveis publicamente e atualmente 300 instituições públicas e privadas estão cadastradas na plataforma.

No debate sobre o papel do Estado no uso da inteligência artificial, o assessor do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Lucas Borges, destacou as políticas públicas de inovação para ajudar no desenvolvimento de IAs. Também enfatizou a responsabilidade sobre a regulação, para que os sistemas sejam utilizados num ambiente seguro e de confiança. Tatiana Camarão trouxe a essa discussão o caso do TJMG, que implementou uma plataforma própria específica para contratação de startups de inovação.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.