Tribunal de Contas define prioridades de fiscalização no Paraná

• 10 de outubro de 2023

Matéria original/imagem: DC Mais

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou um levantamento para definir prioridades de fiscalização nos próximos dois anos. Cidadãos de 86% dos municípios paranaense contribuíram com o levantamento. No total, 2.205 pessoas responderam à pesquisa on-line, realizada pelo Tribunal entre os dias 01 e 15 do último mês de setembro.

Na pesquisa, os cidadãos puderam apontar oito em uma lista de 32 problemas enfrentados pela população paranaense. As áreas apontadas como prioritárias foram educação, saúde, obras públicas, assistência social, urbanismo e saneamento.

O número de pessoas que participaram do levantamento do TCE-PR aumentou 70% em relação ao ano passado. A representatividade geográfica também merece destaque: moradores de 342 dos 399 municípios responderam o questionário.

Participação dos municípios

Em números absolutos, o município com maior participação foi Cascavel (328 pessoas), seguido de Curitiba (296), Londrina (149), Guarapuava (139) e Siqueira Campos (75). Já em relação à porcentagem da população, o destaque foi Jardim Olinda (com participação de 0,53% dos moradores). Também tiveram participação relevante Siqueira Campos (0,35%), São Manoel do Paraná (0,28%), Iracema do Oeste (0,27%) e Entre Rios do Oeste (0,22%).

Dos 342 municípios que registraram participação na pesquisa, 306 possuem menos de 50 mil habitantes; 15 entre 50 e 100 mil; e 21 têm mais de 100 mil moradores.