Porque o 1º de maio é uma das datas mais importantes do calendário nacional

• 27 de abril de 2023

Na próxima semana comemoramos uma das datas mais importantes para o trabalhador brasileiro, o Dia do Trabalho é um feriado nacional marcado por festividades e manifestações em homenagem aos trabalhadores, especialmente aos servidores públicos. Contudo, a história desta data no país passou por diversas transformações desde seu estabelecimento como feriado.

A origem do Primeiro de maio remonta aos movimentos operários que aconteceram no fim do século XIX e início do século XX, com a chegada dos imigrantes europeus. Estes trabalhadores trouxeram consigo ideias de melhores condições de vida e trabalho, que começaram a influenciar a luta por direitos no Brasil, inclusive dos servidores públicos. Um exemplo dessa época é a Greve Geral de 1917, em São Paulo, considerada a primeira paralisação geral do país.

Em 28 de outubro de 1939, Getúlio Vargas assinou o Decreto n° 1713, que criou o Conselho Federal do Serviço Público Civil e instituiu-se o Dia do Servidor Público. Além das comemorações, esta data também reforça os obstáculos enfrentados pelos servidores públicos, seja lutando contra as manobras políticas que visam o desmonte da categoria, como a Reforma Administrativa (PEC32/2020), seja aprendendo a lidar com situações inesperadas, como ocorreu no período do cenário pandêmico ocasionado pelo vírus da Covid-19, no qual estes profissionais encontraram maneiras de lidar com os impactos sociais e econômicos gerados pela pandemia.

Em 29 de outubro de 2003, foi criado o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR). Ao longo de seus 19 anos de existência, o sindicato batalhou pela manutenção dos direitos e das prerrogativas da categoria, conquistando vitórias importantes, como a criação do Estatuto do Servidor do TCE-PR, a alteração da nomenclatura do cargo de Analista para Auditor de Controle Externo e a aprovação e concessão da Revisão Geral Anual a cada ano, inclusive referente aos anos de 2019/2020 e 2020/2021 no valor de 9,32%, entre tantas outras conquistas.

Neste Primeiro de maio, o SINDICONTAS/PR convida todos os trabalhadores, em especial os servidores públicos, a refletir sobre a importância da luta pelos direitos trabalhistas e a valorizar a história dessa data no Brasil. Aproveitemos o feriado para celebrar nossas conquistas e reafirmar nosso compromisso com a defesa dos direitos e o bem-estar de todos os trabalhadores. O SINDICONTAS/PR parabeniza cada servidor público pelos seus esforços em prol do zelo da administração pública e bem-estar da população e deseja que os próximos anos sejam de lutas e conquistas.

Trabalhando sempre juntos conseguiremos avançar em busca de nossos objetivos!