Governo atual enfrenta desafios no Congresso Nacional

• 20 de abril de 2023

O início do atual governo tem se marcado por muitas dificuldades dentro do Congresso Nacional. Até o presente momento, nenhuma pauta do governo foi votada, o que demonstra a dificuldade do Palácio do Planalto encontrar alternativas para formar uma base coesa.

O Índice de Popularidade Digital (IPD) elaborado pela Genial Investimentos e Quaest Consultoria Estratégica fornece um panorama do ambiente político e das comissões da Câmara dos Deputados e do Senado, destacando a presença constante da oposição e seu impacto nas decisões políticas.

Apesar de o governo demonstrar comprometimento com a defesa dos direitos dos servidores, enfrenta dificuldades consideráveis, especialmente em comissões nas quais a oposição tem expressiva atuação. Essa realidade evidencia a importância do trabalho sindical, como o do SINDICONTAS/PR, na luta pelos direitos dos servidores públicos.

Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CCFC), a oposição se mostra forte, com nomes de destaque ligados a correntes políticas contrárias ao governo. A CCFC tem como principal função fiscalizar e acompanhar questões fiscais e orçamentárias da Presidência e da administração pública, incluindo as políticas voltadas aos servidores. Diante da presença marcante da oposição nesta comissão, o trabalho sindical torna-se ainda mais necessário para garantir avanços para o serviço público brasileiro.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) representa uma arena em disputa, com poucos representantes governistas. A predominância da oposição nesta comissão indica que o governo terá de enfrentar embates frequentes e buscar equilíbrio político para defender os direitos dos servidores públicos. A CCJ tem o poder de inviabilizar propostas, analisar a constitucionalidade de projetos de lei e emendas, debater assuntos relacionados à organização do Estado e apreciar solicitações de cassação de mandato de parlamentares. Por isso, a atuação do sindicato é fundamental para acompanhar e influenciar as decisões tomadas nesta comissão.

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) é um espaço chave e dividido. A CFT é responsável por debater e votar sobre a adequação financeira das proposições parlamentares, o sistema tributário nacional e aspectos orçamentários. A comissão apresenta uma composição mista no top 10, com governistas, deputados de oposição e parlamentares independentes. A atuação dos membros da CFT nas redes sociais ainda é incerta e dependerá da articulação política do governo. Nesse contexto, o trabalho do sindicato se torna essencial para acompanhar as discussões e defender os interesses dos servidores públicos.

No Senado, o ranking do IPD dos senadores é liderado por parlamentares de direita, como Cleitinho, Flávio Bolsonaro e Sérgio Moro. Esses senadores possuem alta capacidade de engajamento e mobilização nas redes sociais, o que lhes confere influência no debate público digital. Para enfrentar esse cenário e garantir a defesa dos direitos dos servidores, o governo precisará equilibrar as forças políticas e estabelecer alianças estratégicas no âmbito legislativo, contando com o apoio do sindicato.

Diante dos desafios enfrentados pelo atual governo no Congresso Nacional, a importância do trabalho sindical, como o deste sindicato, se destaca na luta pela defesa dos direitos dos servidores públicos. O acompanhamento das comissões, a articulação política e o engajamento na busca por avanços nas políticas voltadas aos servidores são fundamentais para garantir os interesses de nossa categoria em um cenário político complexo.Foto: Eduardo ROc

Contem sempre com o SINDICONTAS na luta pelos direitos dos servidores!

Foto: Eduardo Rocha