SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Projeto propõe lei para cassar direitos políticos de servidores em casos de assédio

  • 12 de setembro de 2024

Matéria original: Extra servidor

Um projeto de lei (PL) apresentado no Congresso Nacional, na última terça-feira (dia 10), prevê a suspensão dos direitos políticos de servidores públicos envolvidos em casos de assédio sexual e moral e de violência psicológica. A proposta — elaborada pelo deputado federal Zacharias Calil (União-GO) — classificaria os crimes como improbidade administrativa.

De acordo com o PL 3.481/2024, as punições para os agentes públicos envolvidos em assédio seriam a suspensão dos direitos políticos por um período que pode variar de cinco a oito anos, multa no valor de até cem vezes a remuneração do parlamentar e perda da função. As regras valeriam para o autor e para quem oculta a má condulta.

O servidor também seria proibido de contratar via poder público e de receber incentivos fiscais, de qualquer natureza, por cinco anos. A proposta esclarece que a punição administrativa não substituiria a penal, a cível ou a trabalhista.

“A responsabilidade administrativa prevista neste artigo não exclui a responsabilização penal, cível e trabalhista decorrente das mesmas condutas”, afirma o PL.

Diretos das vítimas

Ainda de acordo com a proposta, as vítimas teriam direito a assistência psicológica, medidas protetivas e garantia de sigilo nas denúncias e nas investigações.

“Fica assegurado ao servidor público ou ao particular vítima de assédio moral, sexual ou violência psicológica o direito à assistência integral, incluindo: suporte psicológico gratuito, oferecido pelo órgão ou entidade ao qual o servidor está vinculado; medidas protetivas, que podem incluir afastamento temporário do assediador ou remoção da vítima, a critério da autoridade competente; e garantia de sigilo nas denúncias e investigações, de modo a proteger a vítima de possíveis retaliações”, descreve a proposta.

O projeto de lei também estipula que programas de capacitação e conscientização para a prevenção de assédio deverão ser implementados por órgãos e entidades públicas.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.