Notícias » TCE-PR

TCU decide investigar contratos com o governo de empresa que levou à demissão de presidente do INSS

• 17 de maio de 2018
Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (16) que vai fiscalizar os contratos da empresa RSX Informática com o governo.

O TCU quer saber se os softwares fornecidos pela RSX são efetivamente utilizados pelos órgãos públicos que contrataram a empresa.

Nesta quarta, o presidente Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Francisco Lopes, foi demitido pelo ministro Alberto Beltrame, do Desenvolvimento Social, pasta à qual o órgão é subordinado.

Segundo reportagem na edição desta quarta-feira (16) de "O Globo", o INSS firmou com a empresa um contrato de R$ 8,8 milhões para fornecimento de programas de computador mesmo com parecer contrário da área técnica. De acordo com o jornal, os técnicos apontaram que os softwares oferecidos pela RSX não teriam utilidade para o órgão.

Presidente do INSS é demitido após contratar empresa que funcionava em loja de bebidas
Além do caso do INSS, a fiscalização do TCU também vai verificar o suposto atestado de capacidade técnica da RSX emitido pelo Ministério do Trabalho.

De acordo com o ministro Augusto Sherman, que propôs a fiscalização, uma consulta ao sistema do TCU mostrou que a empresa já fechou contratos com outros entes da federação e que só em 2018 recebeu R$ 1,78 milhão, além de R$ 4 milhões (do contrato de R$ 8,8 milhões) que recebeu do INSS.

O ministro informou que também recebeu informações de que servidores da Embratur teriam sido pressionados a contratar a RSX e que o contrato não foi fechado por causa da resistência dos servidores.

“Ante a negativa dos servidores, a contratação não prosperou no âmbito da Embratur, mas um dos analistas de tecnologia da informação teria sido removido do órgão após essa negativa”, relatou o ministro.