SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Representantes dos Tribunais de Contas discutem com Michel Temer a PEC 30/2014

  • 14 de julho de 2016

Presidentes dos Tribunais de Contas dos Estados, Municípios e das Assembleias Legislativas do país, se reúnem com o presidente em exercício, Michel Temer, na quinta-feira (14/07) no intuito de discutir a não aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 30/2014. O projeto, que tramitou no Senado Federal, prevê o congelamento, em valores de 2013, das despesas dos Tribunais de Contas e das Assembleias Legislativas. A reunião foi articulada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que tem como um dos líderes o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Antonio Joaquim.

Em nota oficial, a Atricon e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) se posicionaram fortemente contra a medida e enalteceram a disponibilidade em debater, com o que definiram como “seriedade, transparência e espírito republicano”, a racionalização das despesas públicas e o custo do Estado brasileiro. “Constata-se, sem esforço, que ela [a PEC 30/2014] não está amparada, científica e metodologicamente, em estudos e dados que evidenciem a necessidade do congelamento dos orçamentos dos Tribunais de Contas Estaduais e do DF, nem são apontadas razões que justifiquem a seletividade na escolha apenas da esfera estadual e distrital como alvos das supostas medidas de contenção de gastos”, diz trecho da nota.

O grupo ainda reforça o caráter austero da PEC 30/2014 que afronta o controle externo da Administração Pública brasileira, num momento de evidentes avanços institucionais e em que a sociedade exige um controle cada vez mais efetivo dos recursos públicos. “A PEC 30/2014 mostra-se claramente reveladora de questões e divergências daqueles que não compreenderam que o controle é essencial à democracia”.

De autoria do senador do Amapá, João Capiberibe, a PEC 30/2014 foi aprovada em segundo turno pelo Senado Federal no dia 12 de julho. A matéria será encaminhada para apreciação da Câmara dos Deputados.F

Fonte.

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.