SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Tribunal de Contas do Paraná Leva Programa 'Jovem no Controle' à Sede da ONU

  • 20 de setembro de 2023

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), por meio de sua Escola de Gestão Pública (EGP), tem se destacado na promoção da educação para a cidadania e controle social. Prova disso é a participação dos representantes da EGP em um evento internacional de grande relevância: a Sexta Semana da Avaliação em Escolas de Governo (6ª Saeg), realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, Suíça, nos dias 14 e 15 de setembro.

Promovendo a Educação Cidadã

O programa "Jovem no Controle" é uma iniciativa notável desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) e tem como objetivo levar conceitos de cidadania e controle social do gasto público a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas do Paraná.

Representando o TCE-PR na 6ª Saeg, a diretora da EGP, Vivian Feldens Cetenareski, e a supervisora de Capacitação da Escola, Simone Cardoso Rufca, compartilharam os êxitos desse programa pioneiro que vem fazendo a diferença na formação dos jovens paranaenses.

Cooperação Internacional e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A 6ª Saeg é promovida por importantes instituições, incluindo a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e o Instituto Rui Barbosa (IRB). O evento de 2023 visa discutir como a cooperação internacional pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no âmbito dos serviços públicos brasileiros e globais.

A participação do TCE-PR na 6ª Saeg reforça a importância da educação cidadã no contexto dos ODS e destaca o papel fundamental das escolas de governo na construção de capacidades para a implementação da Agenda 2030.

Promovendo Conteúdos Relevantes

Além de promover conceitos essenciais de cidadania e controle social, o programa "Jovem no Controle" inclui uma série de temas relevantes, como os três poderes, orçamento público, pequenas corrupções, o papel do vereador, controle externo, interno e social, transparência e segurança da informação. Desde 2018, o projeto tem firmado convênios com escolas do Serviço Social da Indústria - SESI/PR e visitado diversos municípios paranaenses de diferentes regiões.

A Importância da Educação Cidadã

O envolvimento do TCE-PR em iniciativas de educação cidadã não apenas empodera os jovens para se tornarem cidadãos mais conscientes, mas também contribui para uma sociedade mais justa e transparente. Ao fornecer ferramentas para que os alunos entendam o funcionamento do governo e saibam como monitorar e exigir transparência na gestão de recursos públicos, o TCE-PR está moldando o futuro da governança responsável.

A educação cidadã é um investimento no presente e no futuro, e o TCE-PR está desempenhando um papel inspirador ao levar essa visão além das fronteiras estaduais, compartilhando lições valiosas sobre cidadania e responsabilidade social.

Compartilhando a Visão do SINDICONTAS/PR

Para o presidente do Sindicato dos Servidores dos Tribunais de Contas do Paraná (SINDICONTAS/PR), Luiz Tadeu Grossi Fernandes, a educação cidadã é um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia e a promoção da transparência. Ele afirma: "O TCE-PR, por meio da EGP, está desempenhando um papel exemplar ao investir na formação dos nossos jovens para que se tornem cidadãos ativos e conscientes. Essa iniciativa não apenas beneficia o Paraná, mas serve de inspiração para todo o país."

Com esta ação, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná continua a demonstrar seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, contribuindo para um futuro mais transparente e ético em todo o país.

Fonte/imagem: TCE-PR

 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.