SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Termina no fim de novembro prazo para migração de regime previdenciário

  • 24 de novembro de 2022

Matéria original: Gov.br

Os servidores federais do poder Executivo que ingressaram no serviço público antes de 2013 têm até 30 de novembro para optar pela troca do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC). A Lei nº 14.463/2022 garantiu vantagens nesta janela de migração semelhantes às concedidas antes da última Reforma da Previdência (EC nº 103/2019).

Ao migrar, servidores com remuneração superior ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) – atualmente, R$7.087,22 – terão direito ao Benefício Especial (BE), uma compensação paga mensalmente, a partir do momento da aposentadoria, em função das contribuições já feitas ao RPPS anteriores à migração.  

Quando o servidor migra e, em seguida, faz adesão à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Poder Executivo (Funpresp), ele passa a contribuir para uma reserva individual e terá direito à contribuição em igual valor do órgão onde trabalha.  

A decisão pela migração de regime é voluntária e irrevogável. É essencial que o servidor faça os cálculos e analise fatores como tempo para a aposentadoria e expectativa salarial e outros. 

A migração e adesão podem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) ou pelo SouGOV.BR. Para auxiliar o servidor, a Funpresp criou uma página especial, onde é possível entender melhor sobre o processo e simular os benefícios.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.