Jornal dos Economistas lança edição especial sobre o livro “Dominância Financeira e Privatização das Finanças Públicas no Brasil”

• 16 de novembro de 2022

Matéria original/imagem: Fonacate

O Jornal dos Economistas, publicado pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) do Estado do Rio de Janeiro, lançou, neste mês de novembro, uma edição especial sobre o livro “Dominância Financeira e Privatização das Finanças Públicas no Brasil”.

Organizado pelo Fonacate e lançado em maio deste ano, o livro é uma crítica ao modelo econômico que está em implementação no Brasil e, ao mesmo tempo, uma sugestão de caminho para o desenvolvimento nacional, a organização do Estado e o manejo da política econômica.

“Resumidamente, sabe-se que desde os anos 1990 está em curso no Brasil um processo complexo de financeirização e privatização das finanças públicas federais, que se manifesta por meio da liberalização financeira, da consolidação de regras fiscais disfuncionais à gestão da demanda agregada e do pleno emprego, da desindustrialização e da preservação e impulso à reprodução fictícia da riqueza, expressa em altas taxas de lucratividade das atividades de intermediação financeira e na centralidade dos ganhos de tesouraria para as atividades produtivas”, contextualiza José Celso Cardoso Júnior, presidente da Afipea e coordenador da Comissão de Estudos do Fonacate, e também organizador da obra junto ao presidente do Fórum, Rudinei Marques.

Na publicação, o Jornal dos Economistas divulga artigos dos autores do livro com o objetivo de aprofundar o debate e lançar luz sobre aspectos do funcionamento do Estado brasileiro pouco discutidos.

Para acessar o livro “Dominância Financeira e Privatização das Finanças Públicas no Brasil” clique aqui .