Trajetória de lutas e conquistas marca aniversário do SINDICONTAS/PR e Dia do Servidor Público

• 27 de outubro de 2022

Constantemente são levantadas questões que integram o debate em torno do funcionalismo público no Brasil. Como parte do Poder Público, este setor é composto pelos chamados servidores públicos que, independente da formação ou função desempenhada, são importantes agentes na construção social. Para celebrar o papel destes profissionais, em 28 de outubro de 1939, Getúlio Vargas assinou o Decreto n° 1713, que criou o Conselho Federal do Serviço Público Civil e assim instituiu-se o Dia do Servidor Público.

Para além das comemorações, esta data também reforça os obstáculos enfrentados pelos servidores públicos, seja lutando contra as manobras políticas que visam o desmonte da categoria, como a Reforma Administrativa (PEC32/2020), seja aprendendo a lidar com situações inesperadas, como ocorreu no período do cenário pandêmico ocasionado pelo vírus da Covid-19, no qual estes profissionais encontraram maneiras de lidar com os impactos sociais e econômicos gerados pela pandemia.

O fato é que nenhum País, Estado ou Município funciona sem seu quadro de servidores públicos, que são responsáveis pelos diversos atendimentos fornecidos ao cidadão e que propiciam a continuidade e a eficiência da engrenagem que move a esfera pública. Por isso, os servidores públicos carecem de um frequente apoio e não de dúvidas ou de ataques que ferem a real função desta categoria perante o desenvolvimento social.

Como parte desta linha de valorização e trabalho em prol do servidor público, em 29 de outubro de 2003 foi criado o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR). Ao longo destes 19 anos de existência, e sempre com muita transparência e democracia, o sindicato batalhou pela manutenção dos direitos e das prerrogativas da categoria. Foi em meio a uma trajetória repleta de desafios que o SINDICONTAS/PR conseguiu se tornar ainda mais forte e continuar atuando com muita determinação não apenas por seus filiados, mas por todos os servidores da corte de Contas do Paraná e pelo funcionalismo público em geral.

Inúmeras foram as vitórias que marcam as comemorações deste 19º aniversário da instituição, entre elas podemos citar: a criação do Estatuto do Servidor do TCE-PR; a aprovação da alteração da nomenclatura do cargo de Analista de para Auditor de Controle Externo; a concessão do pagamento da indenização referente a juros da URV a servidores ativos e inativos do TCEPR; a indenização das férias e pagamento de licença especial dos servidores públicos; a aprovação e concessão da Revisão Geral Anual aos servidores públicos do Tribunal no valor de 9,32%, referente aos anos de 2019/2020 e 2020/2021, entre tantas outras, que não seriam possíveis sem uma corrente de união sólida entre o sindicato e a categoria.

Neste Dia do Servidor Público e também em celebração a mais um ano de existência como órgão representativo dos servidores públicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o SINDICONTAS/PR gostaria de parabenizar cada um desses profissionais pelos seus esforços em prol do zelo da administração pública e bem-estar da população e desejar que os próximos anos sejam de lutas, mas também de muitas conquistas. Além disso, o sindicato ressalta que continuará atuando de maneira combativa para que as demandas da categoria sejam plenamente atendidas e que todos sejam de fato valorizados. Trabalhando sempre juntos conseguiremos avançar em busca de nossos objetivos!