Notícias » Sindicontas/PR

Filiado do Sindicontas, um apaixonado por diversas modalidades esportivas: Wilson Ribeiro, analista de controle e atleta

• 14 de novembro de 2018
Com uma paixão pelos esportes e também pelo serviço público, Wilson Ribeiro de Moura, aos 57 anos, é analista de controle da área contábil e um ciclista fora do ambiente de trabalho. Formado em ciências contábeis e com pós-graduação em gestão pública, ele trabalha há 15 anos no Tribunal de Contas. Este é o terceiro personagem da série de entrevistas com servidores públicos do TCE-PR que, através da sua história de vida, consegue inspirar tantos outros profissionais. O sindicato traz o projeto como uma forma de valorização da categoria.

Wilson conta que a sua prática esportiva começou pelo atletismo, em que a corrida de rua fez parte do seu dia a dia durante dez anos. Nessa trajetória participou de diversos eventos, como é o caso da São Silvestre, da Volta da Pampulha e da Graciosa, em todas correu em três ocasiões. Além delas percorreu maratonas em Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em seguida, começou a treinar a prática de Triathlon. Essa modalidade inclui uma prova com três modalidades, sem interrupções e nessa ordem: natação, ciclismo e corrida. Durante cinco anos se dedicou a esse estilo de prova, já em 2014 passou a se dedicar mais ao ciclismo. A modalidade que mais gosta é a de mountain bike (ciclismo de montanha), já que essa permite um contato direto com a natureza.

O servidor conta que a prova mais marcante que já realizou foi a Brasil Ride, que acontece na Bahia, e é a prova mais difícil de mountain bike das Américas. Os ciclistas seguem em direção ao interior do estado, percorrendo as montanhas que formam a divisa com Minas Gerais, depois retornam ao litoral para receberem a desejada bandeirada de finisher. O trajeto é realizado em etapas, durante sete dias, percorrendo ao todo 600km.

O atleta já venceu provas em que as premiações são feitas por faixa etária, mas ainda não chegou na classificação geral. Conta que em geral, o que realmente importa, é que o esporte ensina algo muito importante para ser levado para a vida: ter disciplina. Além disso, os hábitos alimentares se tornam saudáveis e isso é fundamental para a disposição no dia a dia, inclusive no seu ambiente de trabalho.

Wilson conta ainda que a sua esposa também pedala e o acompanha em corridas pelas montanhas, agora falando sobre o atletismo. Seus colegas de profissão sabem da sua paixão pelos esportes e o incentivam nisso, inclusive um deles pratica também o ciclismo. Deixa ainda uma dica para os colegas de profissão: Um passeio pelo Vale Europeu em Santa Catarina, de 225 km.

Ainda que não tenha participado dessa edição da Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Mercosul - OTC 2018, que aconteceu na última semana, Wilson fez questão de participar das edições anteriores em que competiu em algumas modalidades. É o caso da natação e do atletismo, já que não existe a modalidade de ciclismo.

O Sindicontas/PR compartilha a história de Wilson Ribeiro de Moura como forma de valorização e divulgação das diversas vocações e talentos que temos escondidos entre os nossos colegas, servidores do TCE/PR. Se assim como Wilson, você tem um talento escondido e que merece ser reconhecido, entre em contato conosco.