Foi dada a largada para a Olímpiada dos Servidores dos Tribunais de Contas – Serra Gaúcha 2018, sediada na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul. A cerimônia de abertura aconteceu no dia 29 de outubro, na qual os inscritos puderam rever companheiros de outras olímpiadas e conhecerem novas pessoas.
O Sindicontas está no local, representado pela sua Diretoria, onde também aconteceu na terça-feira o 3º Congresso Governança e Controle Externo, que debateu o papel dos tribunais de contas na melhoria da administração pública. O evento contou com palestras sobre os temas “Da Governança à Esperança” e “Formação da Sociedade Brasileira”.
As competições da Olímpiada começaram no dia 30 de outubro e serão realizadas até o dia 3 de novembro, também data da cerimônia de encerramento. Os servidores ficarão hospedados na cidade até o dia 4, quando retornam aos seus municípios. Aquele que escolheu participar da olímpiada, pode escolher até três modalidades para disputar, desde que os horários batessem.
A programação conta com basquete, beach tênis, bocha, boliche, dominó, futsal, natação, pesca, tênis de campo, tênis de mesa, tiro esportivo, vôlei de quadra e vôlei de praia, todas essas categorias serão disputadas separadamente entre os gêneros. Enquanto isso, corrida, dama, futebol society, futevôlei, pebolim, pôquer, sinuca, truco e xadrez, contarão com mais de uma categoria por gênero ou terão a disputa mista.
Os primeiros três colocados contaram com a premiação de medalhas e as colocações terão pontuações, do 1º ao 8º lugar. Essa varia de acordo com a modalidade, podendo ser individual, em duplas ou em equipe. Dessa forma, respectivamente, valendo de menos pontos para mais pontos.
Inclusive, já temos medalhistas dentro da competição. Angela Brotto, modalidade de pesca, prata; Marcus Pazello, modalidade de corrida 5km, ouro; Evandro Arruda e Marco Brum, no truco, bronze; Pedro Liparotti, na sinuca, prata; Evandro Arruda, na pesca, bronze; e a equipe de futebol masculino está classificada para a próxima fase, rumo ao ouro.
No final, o que realmente deve ser considerado é a integração entre os servidores (efetivos e comissionados), Conselheiros, Auditores Substitutos de Conselheiros, Ministros, Membros do Ministério Público, ativos ou inativos, dos Tribunais de Contas do Mercosul. Eventos como este desenvolvem o caráter esportivo, permitem a troca cultural e de experiência entre povos.