Novo Congresso Nacional em Números (2019-2022)

Novo Congresso Nacional em Números (2019-2022)

Ouça essa matéria:
Congresso:  
• Maior renovação no Congresso Nacional desde 1990;  
• Fragmentação partidária; 
• Conservador em relação aos valores;  
• Bancadas informais continuam influentes no parlamento; 
• Dos 513 deputados federais, 274 serão novos (53,41% do total). Os outros 239 parlamentares foram reeleitos pela população; 
• O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Liberal (PSL) terão as duas maiores bancadas da Câmara. O PT terá 56 deputados, e o PSL terá 52, somando juntas cerca de 1/5 de toda a Casa. 
 
Câmara:  
• Circulação de poder: das 513 vagas na Câmara, 372 já exerceram mandato ou função pública;  
• 269 irão cumprir seu primeiro mandato na Câmara; 
• PT, PSL e PP passam a ser, respectivamente, as maiores bancadas com 56, 52 e 37; 
 
 
Senado:  
• Das 54 vagas em disputa, apenas oito foram preenchidas por candidatos à reeleição, sendo as demais 46 ocupadas por outros candidatos;  
• Dos 54, apenas 32 tentaram a reeleição e destes somente oito renovaram seus mandatos;  
• Dos 46 novos, pelo menos 40 nunca foram senadores e nove nunca ocuparam cargos públicos, nem eleitos nem nomeados para função de confiança;  
 
Fontes de Informação: Poder360 e RedeTV.

"As mudanças drásticas no cenário, tanto do Senado quanto da Câmara, podem ser interpretadas pela interferência da Operação Lava Jato

Neste ano, mais da metade dos alvos da operação não conseguiu se reeleger. Dos 77 nomes que ainda respondem a alguma investigação e se candidatam, 40 foram derrotados nas urnas. 
 
Um dos casos é do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB). Em meio a sua campanha para o Senado, ele foi preso acusado de corrupção. Favorito a uma das vagas pelo estado, Richa acabou ficando na sexta posição." 
 
Fonte de Informação: EXAME
 
Paraná renova 44% da Assembleia Legislativa e metade da Câmara dos Deputados 
 
"Dos 54 deputados estaduais do Paraná, 30 foram reeleitos. Isso significa, que a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) será renovada em 44%. Nessa renovação, por exemplo, entram nomes como do atual deputado federal Delegado Francischini (PSL) e que conseguiu a maior votação como deputado estadual no Paraná. 
 
Na Câmara dos Deputados, dos 30 representantes do Paraná, 15 foram reeleitos, o que significa 50% de renovação. Nessa conta também entram nomes conhecidos do cenário político como o da atual senadora e, agora, eleita deputada federal Gleisi Hoffmann (PT)." 

Fonte de Informação: Maringá Post

"Dos 30 deputados federais eleitos pelo Paraná, 15 não disputavam a reeleição. Numa campanha mais curta e com os recursos do fundo partidário destinados para os detentores de mandato, o percentual de menos da metade de reeleitos indica o recado de mudança dado pelo eleitor neste ano. Dos 25 deputados que tentaram a reeleição, 10 não conseguiram um novo mandato." 

Fonte de Informação: Paraná Portal

Vídeo: Renovação na Assembleia Legislativa do Paraná será de 40% em 2019

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nóticias recentes

plugins premium WordPress