Manifestação das entidades: FASS e PÚBLICA CENTRAL DO SERVIDOR

Manifestação das entidades: FASS e PÚBLICA CENTRAL DO SERVIDOR

Ouça essa matéria:

A migração de contas dos aposentados e pensionistas beneficiários da PARANAPREVIDÊNCIA foi assunto polêmico pautado entre os servidores do Estado do Paraná durante a última semana. A notícia foi questionada pelos servidores, visto que a decisão da celebração do contrato com Banco do Brasil foi tomada unilateralmente pelo Governo do Estado.

Representando os interesses dos servidores, membros do Conselho da PARANAPREVIDÊNCIA e representantes de importantes entidades sindicais paranaenses prepararam um manifesto que foi apresentado durante a reunião do Conselho Fiscal hoje, quinta-feira (26), às 9h, que pôde ser assistida pelo link: https://cutt.ly/MWuDjcB, e durante a Reunião Ordinária do Exercício de 2021, do Conselho Administrativo, também será apresentada nessa sexta-feira (27) às 8h30min, que poderá ser assistida pelo link: youtu.be/YCGfakumgpY .

No documento, redigido em 25 de agosto de 2021, é reiterado que o processo foi realizado sem quaisquer discussões ou abertura para diálogo com conselho de administração, conselho fiscal e entidades dos servidores

 “Conselho de Administração, órgão de gerenciamento, normatização e deliberação superior da Instituição e o Conselho Fiscal, órgão de fiscalização e controle interno não poderiam ficar alheios a esta importante mudança que afetará diretamente mais de 132 mil vidas.”.

Foi solicitada uma copia do contrato para que o que se faça uma análise dos termos, já que as entidades representativas dos servidores também foram abstraídas da decisão do convênio, o que gerou uma enorme falta de informações.

No protesto, também foi requerido que o montante envolvido na transação seja revertido a subsídios para o Fundo de Previdência dos servidores do Estado do Paraná, para que o Fundo capitalizado seja fortalecido.

“Pedimos especial atenção, para que eventuais superávits possam ser vertidos para compensar as enormes perdas salariais dos aposentados, bem como para a criação de programas destinado à saúde e bem-estar dos inativos; Melhorias no SAS – Sistema de Assistência à Saúde;  Criação da farmácia do servidor inativo com medicamentos subsidiados.”.

Por fim, é proposto melhorias no processo de migração, de forma que operação fique acessível a todos os envolvidos.

“Seria importante termos uma migração mais tranquila, e se necessária e possível, seja postergada ou também feita de forma escalonada, com mais informações e atendimento aos que não possam se deslocar até as agencias e não tenham facilidades com a tecnologia. Também àqueles cujo cadastro esteja desatualizado.”.

Concluímos que Sindicontas/PR será representado nas reuniões pelo Presidente Luiz Tadeu Grossi, também Conselheiro da PARANAPREVIDÊNCIA e Coordenador do FASS – Fórum Associativo Sindical dos Servidores Públicos do Estado do Paraná – e convidamos a todos para participarem conosco da apresentação do manifesto, pois tal pleito tem como objetivo o fortalecimento da sustentabilidade econômica e financeira do Estado e possui o intuito de tratar os assuntos pertinentes aos servidores sempre com maior clareza e transparência.

Confira o documento na íntegra: https://cutt.ly/1WuQB0F

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nóticias recentes

plugins premium WordPress