Matéria original: Plural
Em maio deste ano, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alertou seus clientes sobre sites fraudulentos que utilizam o nome da Companhia para enganar clientes e cobrar indevidamente o pagamento da segunda via de suas faturas. Alguns clientes acabaram caindo no golpe e efetuaram pagamentos a criminosos, deixando a fatura de água em aberto.
Na ocasião, a Sanepar alertou os paranaenses que os canais oficiais da companhia são o site www.sanepar.com.br e o número de WhatsApp 41 99544-0115. A companhia registrou o caso na Polícia Civil, e os sites falsos que utilizavam o nome da Sanepar foram derrubados.
A diretora do Procon/PR, Claudia Silvano, explica o que os consumidores podem fazer para evitar cair em golpes similares aos que alguns clientes da Sanepar caíram em maio. “Verifique o nome correto do site da sua companhia de energia, saneamento ou do banco com o qual você tem um negócio ou conta. Não simplesmente dê um Google”, diz.
Silvano diz que uma das formas de evitar o golpe é ficar atento à forma como o nome do site aparece na barra de navegação. Se houver a presença de muitos elementos, como números ou caracteres especiais, é preciso desconfiar.