Comitê Técnico do IRB realizará diagnóstico sobre tratamento da denúncia no âmbito dos Tribunais de Contas

Comitê Técnico do IRB realizará diagnóstico sobre tratamento da denúncia no âmbito dos Tribunais de Contas

Ouça essa matéria:

Matéria original/imagem: Instituto Rui Barbosa

O Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), que é presidido pelo Conselheiro Gilberto Jales, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), possui em sua estrutura operacional um Grupo de Trabalho (GT) que trata sobre a temática do Controle Social.

O Grupo de Trabalho é composto por representantes de 13 Tribunais de Contas brasileiros que, no último dia 5 de abril, reuniram-se para dar início aos trabalhos que serão desenvolvidos pelo Grupo no decorrer deste ano.

Durante a reunião, os integrantes do GT debateram acerca da realização de um diagnóstico nacional sobre o tratamento das denúncias no âmbito dos Tribunais de Contas, cujos dados serão levantados por meio de questionário encaminhado às Ouvidorias das Cortes de Contas.

O questionário será elaborado para dimensionar as dificuldades enfrentadas no processo de tratamento das denúncias no âmbito dos Tribunais de Contas, bem como a existência de regulamentos específicos que tratem do tema e quais os indicadores utilizados para aferir a eficácia dessas denúncias.

A denúncia como instrumento de fomento ao controle social também será um dos temas a ser debatido pelo Grupo de Trabalho.

 

Compartilhar

Nóticias recentes

plugins premium WordPress