Comissão de Ética da Presidência pede afastamento de Marcelo Caetano de conselho da Brasilprev

Comissão de Ética da Presidência pede afastamento de Marcelo Caetano de conselho da Brasilprev

Ouça essa matéria:

BRASÍLIA – A Comissão de Ética da Presidência (CEP) pediu que o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, se afaste do conselho de administração da Brasilprev, empresa de previdência ligada ao BB Seguridade e também a capital privado. Em decisão unânime nesta segunda-feira, o colegiado afirmou que a medida é preventiva, e nega que Caetano tenha cometido transgressões éticas até agora.

— É um cargo remunerado em uma empresa que concorre no mercado e tem participação privada. Não convém que a mais alta autoridade de previdência do governo integre o conselho de administração dessa instituição. Isso revela desajuste do ambiente concorrencial, abala a credibilidade das ações do governo e afeta a própria integridade de um servidor público que tem tido atuação que até aqui não merece reparo quanto à conduta ética — defendeu o relator da matéria, Mauro Menezes, que também preside o colegiado.

Menezes disse que Caetano deve desligar-se imediatamente, pois há "potencialidade de conflito de interesses". O processo foi aberto após denúncia em fevereiro da central sindical Pública, que representa servidores públicos. Marcelo Caetano, à frente da reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso Nacional no fim do ano passado, é também um dos oito integrantes do conselho de administração da Brasilprev. As reuniões são feitas a cada três meses, e os membros têm mandato de três anos.

“Não há como separar a pessoa do administrador público da pessoa do integrante de empresa privada, que inclusive pode ser beneficiar dos lucros auferidos. Difícil defender integral imparcialidade do desempenho dos 2 (dois) papéis”, argumentava a central sindical.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nóticias recentes

plugins premium WordPress