A Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral produziu alguns conteúdos que explicam alguns dos pontos trazidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante reunião com os embaixadores nesta segunda, 18 de julho

A Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral produziu alguns conteúdos que explicam alguns dos pontos trazidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante reunião com os embaixadores nesta segunda, 18 de julho

Ouça essa matéria:
Alegação 1: Apenas dois países do mundo usam sistema semelhante ao brasileiro
 
Alegação 2: Hacker teve acesso a tudo dentro do TSE
 
Alegação 3: Hacker poderia excluir nomes de candidatos
 
Alegação 4: Logs foram apagados
 
Alegação 5: PSDB disse que sistema é inauditável
 
Alegação 6: TSE não imprime voto mesmo com recomendação da PF
 
Alegação 7: Observadores internacionais não conseguirão analisar a integridade do sistema, pois não há voto impresso.
Resposta: Organismos internacionais especializados em observação, como OEA e IFES, já iniciaram análise técnica sobre a urna eletrônica. Contarão com peritos em informática, com acesso ao código-fonte e todos os elementos necessários para avaliarem a transparência e integridade do sistema eletrônico de votação.
 
 
Alegação 8: Min Fachin resolveu tornar Lula elegível
Resposta: O ministro Luiz Edson Fachin ficou vencido no tema da execução da pena após a condenação em segunda instância e na competência da justiça eleitoral para julgar as ações oriundas de grandes esquemas de corrupção. Vencido, no entanto, não se furtou em aplicar a posição consolidada pelo Plenário. Sobre o tema do habeas corpus do ex-Presidente, na semana anterior a que o ministro Fachin proferiu a decisão, foi aplicado o mesmo entendimento para deslocar a competência de uma investigação relacionada à Transpetro.
 
Alegação 9: Min Barroso indevidamente acusou Bolsonaro de vazar inquérito sigiloso, quando ele não era sigiloso
Resposta:  Corregedoria da PF disse que o inquérito era sigiloso pelo fato de ainda estar aberto. 
 
Alegação 10: É uma empresa terceirizada que conta os votos
Resposta: O sistema de totalização é feito no TSE e é apresentado as entidades fiscalizadoras com 1 ano de antecedência bem como é lacrado em cerimônia pública.
 
Alegação 11: Min Fachin diz que auditoria não serve para questionar resultados
 
Alegação 12: O Ministro Fachin foi advogado do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra)
Resposta: O Ministro Luiz Edson Fachin nunca foi advogado do MST. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/05/27/bolsonaro-ataque-fachin.htm
 
Alegação 13: O proprio TSE disse que em 2018 números podem ter sido alterados
Resposta: O TSE nunca emitiu tal informação.
 
Alegação 14: TSE não acolheu as sugestões das Forças Armadas
 
 
 
 
 
Alegação 15 – Institucionalidade Voto impresso 
 
 
 
Alegação 16 – Supercomputador
 
 
Alegação 17 – Urna autocompleta voto
 
 
Alegação 18 – Transparência do voto
 
 
Alegação 19 – confiabilidade do sistema eleitoral
 
 
 
Alegação 20 – A PF disse que o TSE é um queijo suíço uma peneira
Resposta: A Justiça Eleitoral não tem conhecimento de tal afirmação feita pelaPolícia Federal.
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nóticias recentes

plugins premium WordPress