Servidores dos Tribunais de Contas das 27 unidades da Federação participaram, nos dias 14 e 15 de fevereiro, do 1º Congresso Nacional de Comunicação dos TCs, que foi sediado em Florianópolis. O tema central do evento foi o debate acerca da adoção de medidas que tornem a comunicação desses órgãos de controle cada vez mais ágil, transparente e efetiva.
No primeiro dia do CNCTC 2023 foram apresentadas sete palestras, que trouxeram ao público tópicos sobre combate à desinformação; comunicação nos Tribunais de Contas; oportunidades de atuação do setor público no metaverso; publicidade como ferramenta das instituições públicas; comunicação digital e a força da imagem na comunicação a partir do Design Thinking.
O presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães coordenou o painel “Oportunidade da atuação do Setor Público no Metaverso” e aproveitou para enaltecer o 1º CNCTC. “Para mim é de extrema importância participar deste evento e perceber o quanto evoluímos nas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas pelos Tribunais de Contas em um diálogo com a sociedade”, avaliou.
No segundo e último dia do evento foram ministradas três palestras com os temas: Comunicação pública no ambiente digital; Estratégias de relacionamento e Políticas de informação e comunicação digital. O encerramento do congresso se deu com o lançamento das diretrizes de comunicação para o Sistema de Contas.
PRESENÇAS – Além dos membros das Cortes de Contas brasileiras, a programação reuniu jornalistas, representantes de entidades, como o presidente da FENASTC, Amauri Perusso, e integrantes da comunidade acadêmica para debater os rumos e os desafios da comunicação, bem como a relação dos órgãos de controle externo com a imprensa e os cidadãos.
O CNCTC 2023 é uma promoção do TCE Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Instituto Rui Barbosa (IRB).