Os Sindicatos das Instituições Estaduais de Ensino Superior que integram o Fórum das Entidades Sindicais ESCLARECEM:
1) O Fórum das Entidades Sindicais é composto, atualmente, por 22 sindicatos que representam diversas categorias do Funcionalismo Público Estadual, dentre as quais os Sindicatos Unificados que representam Técnicos e Professores das Universidades Estaduais (Sintespo, Sinteoeste, Sintesu, Sinteemar, Comissão de Sindicalização do Sindicato Unificado da Unespar) e os dois sindicatos que representam professores e técnicos da Uel (Sindiprol/Aduel e Assuel, respectivamente).
2) A defesa da Data-base é uma pauta histórica do FES, consolidada em 2007 pela promulgação da Lei Estadual 15.512/07 e defendida anualmente pelo Fórum.
3) Não houve nenhum acordo entre o Fórum das Entidades Sindicais e o governo, relativo à negociação da data-base, conforme divulgado por alguns veículos de imprensa e redes sociais. O que ocorreu foi o envio de uma proposta da Presidência da ALEP, representada pelo deputado Ademar Traiano, e da Liderança do Governo, representada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli, ao FES. Essa proposta foi levada às assembleias das universidades estaduais que integram o FES e rechaçada por servidores técnicos e professores, que decidiram continuar em greve reivindicando data-base de 8,17%.
4) Além das deliberações das assembleias de servidores técnicos e professores das IEES, a reivindicação de todos os servidores públicos do Estado é que o Governo cumpra a lei que estabelece a recomposição salarial anual baseada na incidência do IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Neste ano, o índice do IPCA ficou em 8,17%. NOSSA LUTA, PORTANTO, É PELA DATA-BASE DE 8,17%!!!
5) As deliberações das assembleias de base dos sindicatos integrantes do FES expressam a autonomia de decisão das múltiplas categorias integrantes do Fórum das Entidades Sindicais. O FES tem como princípio básico de organização a luta pela defesa de pautas comuns do funcionalismo público estadual, respeitando a autonomia das assembleias dos sindicatos integrantes. Os sindicatos signatários desta nota realizaram assembleias na última semana e deliberaram pela permanência do movimento paredista por tempo indeterminado.
A LUTA DO FUNCIONALISMO PARANAENSE É PELA REPOSIÇÃO SALARIAL DE
8,17% EM 2015!! CONTINUAMOS UNIFICADOS NA LUTA PELA DATA-BASE!!!
Assinam a nota: SINTESPO (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior de Ponta Grossa); SINTEOESTE (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Oeste do Paraná); SINTEEMAR (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior de Maringá); ASSUEL (Sindicato dos Servidores Técnicos da UEL); Comissão de Sindicalização do sindicato unificado da UNESPAR; Coordenação Estadual do FES: Celso Aparecido Nascimento – Sinteemar; Donizete Silva – Sindiseab; Gracy Kelly Bourscheid – Sinteoeste; Mari Elaine Rodella – Sindsaúde; Marlei Fernandes de Carvalho – APP Sindicato.