Matéria original/imagem: CBN Curitiba
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou de maneira unânime a transferência de R$ 3 milhões para o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), nesta quarta-feira (12), com o objetivo de auxiliar a reconstrução da cidade de Rio Bonito do Iguaçu e outras regiões atingidas por um tornado na última semana.
Segundo o Tribunal de Contas, durante a sessão, foi publicada no Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC), uma portaria que prorroga até o dia 31 de janeiro de 2026, exclusivamente para o município de Rio Bonito do Iguaçu, todos os prazos da Agenda de Obrigações Municipais de 2025.
De acordo com o Tribunal, na mesma edição do DETC, também foi publicada outra portaria que institui a Comissão de Acompanhamento do Estado de Calamidade Pública em Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo desastre natural, composta por nove servidores do Tribunal, que já estão prestando assistência às autoridades da região e acompanhando as ações dos órgãos estaduais desde a última segunda-feira (10).
Doações
Segundo o TCE-PR, os conselheiros da sessão também aprovaram a entrega de 333 móveis de casas e 285 aparelhos de informática, além de definir a sede do TCE-PR em Curitiba como ponto de coleta para doações que serão destinadas ao município, em especial água, produtos de limpeza, roupas e entre outros itens.
Para as pessoas interessadas, as doações podem ser feitas para conta própria mantida pela Prefeitura de Rio Branco do Sul (Banco do Brasil, Agência 4133-5, Conta Corrente 111000-4 ou Chave Pix 95.587.770.0001-99).