Centrais sindicais se reúnem com ministros para debater Reforma Administrativa

Centrais sindicais se reúnem com ministros para debater Reforma Administrativa

centrais sindicais se reúnem com ministros para debater reforma administrativa
Ouça essa matéria:

Matéria original/imagem: Pública Central do Servidor

A Pública Central do Servidor foi representada pelo vice-presidente Wanderci Polaquini em reunião realizada nesta terça-feira, 9 de setembro, com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho.

No encontro realizado na Casa das Centrais, em Brasília, os dirigentes manifestaram preocupação com o debate em torno da Reforma Administrativa, especialmente diante da ausência de textos concretos e da possibilidade de uma tramitação acelerada no Congresso Nacional. As entidades defenderam que propostas dessa magnitude não podem servir apenas para ajustes fiscais, redução do Estado, fragilização das políticas públicas e precarização das relações de trabalho no serviço público.

As centrais também reforçaram a importância de regulamentar o direito de negociação coletiva para servidores públicos, construído em grupo de trabalho específico, além de avançar em pautas como a liberação de dirigentes sindicais.

A ministra Esther Dweck esclareceu que o grupo de trabalho da Reforma Administrativa é uma iniciativa do Congresso Nacional, e não do Executivo. Afirmou, de forma explícita, que não teve acesso ao texto do relator Pedro Paulo (PSD-RJ) e que, embora o deputado tenha anunciado na Comissão Geral que a proposta foi feita em parceria com a pasta, isso não aconteceu. Ressaltou que o Governo acompanha as discussões e reafirmou a defesa da estabilidade como pilar de proteção ao Estado.

Durante a reunião, foi proposta a realização de um encontro entre as centrais, o deputado Pedro Paulo, demais integrantes do GT e representantes do Governo Federal, para que o debate ocorra com maior profundidade. As entidades também reiteraram a necessidade de que os textos sejam tornados públicos e discutidos em comissão especial.

Aproveitando a oportunidade, Wanderci fez o convite à Ministra Esther para participar do 20º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco), que será realizado de 24 a 28 de novembro, em Natal, Rio Grande do Norte.

Compartilhar

Nóticias recentes

plugins premium WordPress