SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente | Um olhar sobre o que passou e a importância da união e luta constante em prol do serviço público e da sociedade

  • 21 de setembro de 2022
Presidente

A luta em prol do funcionalismo público é constante, e por esse motivo, nós do SINDICONTAS/PR, ressaltamos frequentemente a importância da união entre os servidores. O mês de agosto, que se findou há poucos dias, nos mostrou o quanto devemos valorizar eventos que promovam não só o debate sobre temas de relevância socioeconômica para o país, mas também que nos tragam a oportunidade de encontrar antigos colegas de trabalho ou aqueles que estão entrando agora no setor público e querem construir um Estado mais justo e que forneça um serviço público de qualidade.

O V Congresso Governança e Controle Externo foi um dos eventos que marcou o último mês que nos trouxe uma importante reflexão sobre a missão do controle externo no setor público e o quanto é fundamental a independência da função de auditoria para o futuro dos Tribunais de Contas. Ligada a essa conferência, também tivemos um momento de lazer, que aconteceu durante as Olímpiadas dos Tribunais de Contas, o maior evento esportivo da América Latina envolvendo os membros e servidores das Cortes de Contas, que foi sediado na cidade de Natal entre os dias 22 e 27 de agosto.

Após dois anos suspensa devido à pandemia de Covid-19, a competição mais uma vez destacou o incentivo à prática esportiva e proporcionou a cada participante uma troca de experiências de uma forma mais leve, o que contribuiu para que os servidores retornassem aos seus locais de trabalho, certamente, com uma bagagem humana e profissional ainda maiores e melhores.

Não poderia deixar de prestigiar também o II Congresso da Pública – Central do Servidor e o VII Congresso Nacional da Conacateentidades sindicais aliadas ao nosso sindicato e as nossas lutas em defesa do funcionalismo público. Enquanto servidor público e presidente do SINDICONTAS/PR posso dizer, com toda certeza, que essas duas conferências aconteceram em um momento oportuno, considerando o atual cenário brasileiro, pois manifestaram através de ilustres palestrantes as principais questões que englobam o Poder Público e que impactam diretamente a vida de servidores e da população, além de como, a partir disso, podemos desenhar o Brasil que queremos para os próximos anos.

Mas o mês de agosto não se limitou apenas aos eventos e momentos de reflexão, também tive a honra de compartilhar com nossa categoria, filiados e colaboradores do sindicato a conquista de mais um de nossos pleitos: o pagamento das parcelas mensais da URV, que se inicia ainda neste mês. A divulgação do Termo de Compromisso foi feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná ainda na metade de agosto e trata de um pedido formulado por nossa entidade, que requereu a correção dos valores pagos aos servidores desta Corte referentes às diferenças remuneratórias decorrentes da conversão da moeda “Cruzeiro Real” para a “Unidade Real de Valor – URV”, de modo a aplicar-se o índice de 1% ao mês no período compreendido entre março de 1994 e agosto de 2001, devido a aplicação anterior de 0,5% ao mês. Quero destacar que, essa vitória só foi possível graças ao empenho de cada um que está, constantemente, trabalhando e lutando pelas prerrogativas de nossa categoria. Sem vocês o sindicato não seria o mesmo.

Hoje, percebo que todos esses acontecimentos e conquistas provam, ainda mais, que nossa classe exerce uma função imprescindível e de extrema relevância para o Estado e sociedade como um todo. Por isso, enxergo este momento como uma grande oportunidade de juntos criarmos caminhos para obtermos ainda mais vitórias e valorização do funcionalismo público, pensamento também no bem-estar da população.

Considerando isso, reforço a importância de voltarmos nossos olhares também para as Eleições 2022, especialmente, agora que estamos caminhando para a reta final da corrida eleitoral, sendo este um momento que requer que todos os servidores se mobilizem para sensibilizar a sociedade a eleger candidatos que estejam ao nosso lado e que defendam nossa categoria, bem como trabalhem pelo e para o povo. Precisamos de todos nesta luta! Vamos juntos continuar trabalhando por um funcionalismo público mais valorizado e por um país melhor.

Luiz Tadeu Grossi Fernandes
Presidente SindicontasPR

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.