SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Palavra do Presidente

A luta para não retroceder

  • 15 de abril de 2021
Presidente

Estamos em pleno 2021 e, atualmente, à beira de enormes retrocessos duramente conquistados ao longo de décadas... ou melhor, séculos. A maioria de nós não sabe, ou não costuma atentar, mas cerca de dois séculos atrás não possuíamos um sistema de saúde e de educação universalizados, sem se fazer necessário entrar no detalhe das centenas de cargos de servidores que existem hoje, para trabalhar efetivamente em prol da sociedade. Isso é uma conquista nossa, democrática e não podemos correr o risco de voltar atrás.
 
Que há defeitos no serviço público todos nós sabemos e é por isso mesmo que devemos trabalhar em conjunto para aprimorá-lo. E, aqui, cabe encararmos o debate com seriedade e, principalmente, sinceridade. Servidores públicos os há eficientes e ineficientes, exatamente igual na iniciativa privada e no resto da sociedade, sendo, contudo, a grande maioria de amplíssima qualidade e presteza, que demonstram inicialmente em difíceis e concorridos concursos, e ao longo de sua carreira, lidando com tarefas de extrema complexidade.
 
Encaremos, pois, que a forma de atuação do serviço público é consequência de uma política pública, orientada há décadas por decisões políticas, e não decisão de pura vontade dos servidores, que, com enorme frequência, mesmo tendo recursos aquém dos necessários, entregam um serviço de elevada qualidade, seja na área da saúde, segurança, educação, justiça ou auditoria, como é o nosso caso, do servidores do TCE-PR.
 
Que possamos trabalhar juntos, então, para orientar a política pública como a desejemos, à direita ou à esquerda, dentro dos valores democráticos que nos trouxeram até aqui, mas nunca abrindo mão das instituições que são a nossa mais sólida garantia de continuidade dos direitos conquistados até aqui e serviços realizados para a população.
 
Se há problemas nas contas públicas, sejamos coerentes. Já que nisso somos especialistas, iniciemos por auditar o maior gasto do Governo Federal, a dívida pública, com total lucidez e equanimidade, para descobrir os canais por onde a riqueza gerada pelo povo brasileiro escoa.
 
Os servidores públicos são pais e mães de família, que trabalham com seus braços e suor, entregando serviços reais ao povo brasileiro, sob alta fiscalização, em cargos de alta complexidade e especialização, contribuindo, direta e indiretamente para a geração de um estado de bem estar social.
 
A concentração de renda tem aumentado no Brasil nos últimos anos e é impossível que os servidores públicos sejam a causa desse fato. As grandes fortunas continuam a ser criadas e aumentadas, dentro e em torno dos grandes bancos, e atualmente, nas mega empresas que apoiam de perto e de dentro o governo atual. 
 
Que cada um permaneça fiel, até onde sua coerência e inteligência o levar, à sua ideologia política ou filosófica, mas não questionemos os que mantêm a sociedade como a conhecemos hoje de pé. Trabalhemos juntos para melhorá-la, nunca para destruí-la. E sem servidores, não há serviço público, no Brasil ou no mundo.

Avante, colegas, em defesa do serviço público do Brasil!

Luiz Tadeu Grossi Fernandes

Presidente do Sindicontas-PR

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.