SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Impacto da privatização de estatais desperta o debate entre especialistas, sindicatos e sociedade civil

  • 23 de junho de 2022

Os preços de alguns bens e serviços, como os combustíveis, conta de luz, bem como os recursos financeiros para políticas públicas e investimentos em diferentes áreas têm gerado discussões acerca da economia brasileira e qual seria a causa das mudanças ocorridas neste setor. O processo de privatização de empresas como a Eletrobras e Petrobras é apontado por muitos especialistas, parlamentares e sociedade civil como o protagonista dessas transformações.

Como muitos assuntos que envolvem o Poder Público, a privatização de estatais está sob a crítica de diversos argumentos contrários e favoráveis, o que levanta ainda mais a reflexão sobre os impactos desse modelo de gestão que visa aumentar a participação do capital privado nos setores públicos. O discurso do Ministério da Economia em defesa da desmonopolização de alguns setores é que a iniciativa vai atrair mais investimentos para o país e para a criação de um mercado plural, dinâmico e competitivo, além de contribuir com os ganhos de eficiência nas empresas e uma maior geração de empregos aos brasileiros.

A visão de alguns especialistas e de parte da população sobre a liberdade econômica proposta por esse instrumento de política pública não difere muito da justificativa do Governo Federal, pois estes também acreditam que esta é uma possibilidade de aliviar a pressão fiscal sobre o Estado, arrecadando recursos, liberando o orçamento para ser alocado em outras áreas e, por consequência, impulsionar a produtividade e crescimento econômico brasileiro.

Em oposição a essas perspectivas estão setores progressistas da sociedade, analistas, parlamentares, sindicatos representantes de diversas instituições e boa parte da sociedade que criticam a privatização das estatais brasileiras e apontam os efeitos disso para o mercado de capital do país. Para eles, esse processo pode trazer riscos como a concentração de mercado, aumento da tarifa de alguns produtos adquiridos por consumidores, demissão em massa, bem como a precarização trabalhista, já que muitas empresas privatizadas optam pela terceirização de profissionais.

Para reafirmar essa luta contra essa iniciativa, no início de maio, movimentos sociais, federações e sindicatos do setor de energia participaram de uma Plenária Nacional Virtual, na qual denunciaram os impactos que a privatização causará na vida da população e conseguiram adiar a entrega da maior companhia de energia do país, a Eletrobras, ao capital privado. Segundo as entidades do setor elétrico, a principal implicação da privatização será um aumento estimado em 25% na tarifa de luz e que isso pode acarretar na desindustrialização do país e no desemprego em um momento em que estamos nos recuperando da crise provocada pela pandemia.

Em uma visão a curto prazo, o fato é que a pauta das privatizações tende a ganhar força, especialmente, no debate eleitoral deste ano. Por isso, observar os discursos dos candidatos é importante, pois a disputa entre eles é o que deve definir o futuro das estatais brasileiras e também nos fazer enxergar se o melhor é vender as companhias controladas pelo governo ou mantê-las para tentar usá-las como solução para o equilíbrio da economia brasileira.

Imagem: Seu Dinheiro

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.