SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Iniciativas sindicais e populares podem impedir a supremacia do neoliberalismo

  • 13 de abril de 2022

As Eleições 2022 estão se aproximando e em outubro vamos eleger o presidente da República e vice, governador e vice, senador, deputado estadual e distrital, no caso do Distrito Federal, e federal, que irão elaborar leis e comandar a administração do país pelos próximos quatro anos. Diante disso, não poderíamos deixar de voltar nossos olhares para as vertentes políticas que surgem durante a corrida eleitoral e que podem ou não ser favoráveis ao serviço público e à sociedade como um todo.

Nos últimos anos percebemos uma polarização política no cenário brasileiro, que foi muito marcada por manifestações e disputas ideológicas vindas de diferentes partidos e grupos sociais. E é lançando uma análise sobre esses momentos e preocupando-se com o que está por vir, que surge o alerta sobre os perigos da agenda de políticas neoliberais que insiste em ser implantada no Brasil, com a ilusória ideia do fortalecimento econômico e melhores condições de vida a partir da privatização de serviços e bens públicos, quando na verdade trará apenas graves consequências para o progresso social do país.

O discurso pautado pela cartilha neoliberal nada mais é que um afronte aos direitos sociais e ao bom funcionamento do serviço público. Diante deste ataque ao bem comum e da tentativa de muitos políticos em fidelizar um instrumento precarizador na administração pública, as entidades sindicais têm o desafio de se reorganizar e unir forças para impedir que este modelo político se estabeleça, além de lutar em defesa dos direitos históricos conquistados pelas categorias que representam.

Mas não basta apenas os sindicatos tomarem a frente contra o neoliberalismo, é preciso que cada cidadão entenda os perigos que esse tipo de ideologia representa para o país e, a partir disso, apoie candidatos que tenham ideias consonantes ao bom funcionamento da sociedade, como políticas de distribuição de renda e melhorias e valorização de serviços públicos, por exemplo. Através do voto e conhecendo as propostas de cada político podemos impedir o retrocesso e manter o pleno Estado Democrático de Direito.

É observando as reivindicações das mais diferentes esferas da sociedade e avaliando o atual cenário para o pleito de 2022, que reforçamos a importância do debate coletivo e do voto consciente para que tenhamos nas esferas públicas representantes que trabalhem em prol do funcionamento de todas as áreas que compõem a sociedade, combatendo assim, a supremacia do neoliberalismo ou de outras propostas que dificultem o desenvolvimento do país.

Imagem: Brasil de Fato RS

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.