SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Eleições do SINDICONTAS/PR | A importância da Diretoria Executiva

  • 04 de novembro de 2021

As eleições do SINDICONTAS/PR estão marcadas para o dia 25 de novembro de 2021, com início às 10h e término às 16h na modalidade on-line.

Conforme divulgado anteriormente, este ano, lançamos a chapa: Juntos Somos Mais Fortes, que visa dar continuidade as ações da atual gestão, bem como a luta pela valorização da carreira de Auditoria, pelo auxílio saúde extensivo aos dependentes, pelo pagamento de férias e licenças em pecúnia, pelo pagamento dos juros da URV, pela revisão do adicional por tempo de serviço, pela contagem integral do tempo de serviço para quinquênios e licenças especiais, entre outros.

Estamos confiantes que para a próxima gestão, trabalharemos com uma equipe ainda mais experiente e fortalecida, composta por servidores engajados pela luta em prol dos direitos e prerrogativa dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, portanto, nos próximos informativos , iremos compartilhar o perfil de cada membro de do Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Entenda a importância de cada Diretor:

Cabe à Diretoria Executiva representar os interesses da entidade e seus representantes, em juízo ou não, perante aos Órgãos Públicos ou Entidades Privadas; cumprir os regimentos estabelecidos pelo Estatuto; gerir o patrimônio do Sindicato de acordo com o Estatuto e com as decisões tomadas junto aos Conselheiros; divulgar aos interessados e à Diretoria Administrativa Financeira relatórios financeiros; garantir a filiação de qualquer integrante da categoria sem quaisquer discriminações; entre outros.

Ressaltamos as decisões tomadas, são em consenso da diretoria e os conselheiros que formam o conselho deliberativo e as decisões mais relevantes  são levadas para às assembleias gerais.

A Diretoria Executiva do SINDICONTAS/PR é formada por seis membros, segundo seus Estatuto. Conheça os servidores que irão compor a Diretoria Executiva no próximo biênio e suas atribuições:

Presidente: que possui como principal atribuição representar e defender os interesses da entidade; coordenar as atividades do sindicato bem como coordenar e convocar as Assembleias Gerais de do Conselho Deliberativo; assinar atas, balancetes, orçamentos, planos de ação e prestações de contas junto ao Diretor da área de interesse; assinar demandas financeiras junto ao Diretor Financeiro; promover a integração do sindicato com outras entidades representativas; coordenar e zelar pela execução do Plano de Ação Sindical, e presidir as Assembleias Gerais.

Conheça o Candidato à Presidência do SINDICONTAS/PR pela chapa Juntos Somos mais Fortes:

Luiz Tadeu Grossi Fernandes ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no ano de 1993 como Analista de Sistema, trabalhou na Diretoria de Tecnologia da Informação, 5ª ICE e Diretoria de Protocolo.

A frente do sindicato esteve presente em diversas conquistas. Dentre elas, podemos citar: participação na proposta de criação do novo regime remuneratório e de trabalho, em 2015, que elevou bastante a remuneração inicial dos servidores.

O Estatuto dos Servidores do TCE-PR em 2018 também é reflexo de muita articulação do SINDICONTAS/PR, que garantiu diversos direitos e prerrogativas aos servidores, entre eles o auxílio saúde, auxílio alimentação, auxílio creche, quinquênios, licença especial, bem como o pagamento de férias e licenças em pecúnia, o pagamento de diferenças da URV e as Revisões Gerais Anuais.

A criação de uma carreira nacional com uma denominação única, antiga reivindicação dos servidores do Tribunal e um dos mais antigos pleitos do sindicato, foi conquistada este ano, com a alteração da nomenclatura de Analista de Controle para Auditor de Controle Externo finalmente.

Luiz Tadeu, que também é vice-presidente da Pública Central do Servidor Paraná, membro do Conselho Fiscal da Pública Central do Servidor Brasil, Conselheiro da FENASTC e participa ativamente no conselho de administração da PARANAPREVIDÊNCIA.

Afirma que o trabalho da chapa: Juntos Somos Mais Fortes, terá como foco: a isonomia entre as carreiras; o pagamento da data base (atual e passadas);o pagamento do auxílio saúde extensivo aos dependentes; no pagamento de férias e licenças em pecúnia; no pagamento dos juros da URV, na revisão do adicional por tempo de serviço, na contagem integral do tempo de serviço para quinquênios e licenças especiais.

Continuaremos a oferecer, cada vez mais, apoio jurídico aos nossos filiados em todas as instâncias e combateremos a desconstrução da imagem dos servidores públicos criada pela grande mídia e pelos maus políticos.

Especial atenção será dada na valorização do processo de Auditoria e das garantias e prerrogativas para o exercício do ato de auditoria.

A fim de oferecer segurança para servidores ativos e inativos, continuaremos a participar ativamente na gestão do Fundo de Previdência da PARANAPREVIDENCIA.

Por isso, para dar continuidade ao trabalho, conclama os filiados a participem das eleições. 

Vice-presidente: que auxilia o Presidente em suas atribuições e substitui o Presidente em caso de afastamento, impedimento ou vacância.

Conheça o Candidato à Presidência do SINDICONTAS/PR pela chapa Juntos Somos mais Fortes:

Evandro de Santa Cruz Arruda, servidor do Tribunal de Contas do Paraná desde 1995, atualmente Presidente da ABRTC, por 14 anos, presidente da ANOSTC e Secretário executivo da ASUR/ MERCOSUL, entidades representativas dos TCEs, será candidato à vice-presidência do SINDICONTAS/PR .

O servidor sempre foi atuante nas questões sociais e filantrópicas e na qualidade de vida dos associados, na saúde e no incentivo ao esporte.

Em relação ao sindicato, Evandro destaca que em todas as gestões manteve uma parceria de ajuda recíproca.

Questionado sobre as expectativas para o início de seus trabalhos frente ao SINDICONTAS/PR, Evandro comenta: “tenho pelo sindicato muito respeito e reconhecimento pelas várias demandas e conquistas até aqui conseguidas, motivo esse de estar hoje na chapa atual. Dentre várias vitórias pontuo a visão desta administração em estar sempre em bom diálogo com os dirigentes da Corte de Contas nos anseio e demandas de direitos dos servidores.” E reitera: “o Sindicontas é, sem dúvidas, uma importante entidade representativa para os servidores do TCE-PR, a qual representa, assegurando, sempre que necessário os direitos e a valorização do corpo funcional da Casa”.

Diretor para Assuntos Jurídicos: que atua nos interesses e na defesa administrativa dos filiados e membros da categoria a fim de preservar os direitos de toda a categoria; juntamente com o advogado do SINDICONTAS/PR, acompanha os mecanismos judiciais necessários para a defesa dos interesses da categoria; implementa o cadastro de ações judiciais acionadas pela entidade; acompanha e divulga informações sobre os trâmites das ações judiciais em andamento; propõe à Diretoria e ao Conselho Deliberativo iniciativas que visam a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à categoria, e substitui o Presidente em caso de afastamento, impedimento ou vacância quando o vice-presidente não pode assumir.

Conheça o Candidato ao cargo de Diretor para Assuntos Jurídicos do SINDICONTAS/PR pela chapa Juntos Somos mais Fortes:

Cesar Augusto Vialle, aposentado desde 2014 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, filiou-se ao SINDICONTAS/PR em seus primeiros meses de existência, no ano de 2003, motivado pela falta de valorização, prestígio e reconhecimento do corpo instrutivo do TCE-PR naquela época.

O servidor aposentado possui um extenso currículo frente ao SINDICONTAS/PR, sendo Presidente entre 2011/2014, Conselheiro no Conselho Fiscal no biênio FEV/2014 – Fev/2016, Diretor de Assuntos Jurídicos no biênio FEV/2016 – Fev/2018 Vice-Presidente no biênio FEV/2018 – Fev/2020, Conselheiro no Conselho Deliberativo biênio FEV/2020 – Fev/2022, e agora, é candidato ao cargo de Diretor de Assuntos Jurídicos para o biênio Fev/2022 – Fev/2024.

Para Vialle, o SINDICONTAS/PR é fundamental aos servidores do TCE-PR, pois considera o Sindicato um instrumento oficial jurídico com poderes de reinvindicações, o que impõe maior respeito e valorização aos servidores, e dentre as muitas vitórias da entidade, cita como umas das mais marcantes a correção salarial da URV, que considera uma das batalhas mais ferrenhas e desgastantes do Sindicato, porém uma das mais positivas que foi adquirida com muito esforço, a conquista da sede própria do SINDICONTAS/PR, a integração com outras entidades representativas da categoria e o registro sindical que foi pleiteado durante dez anos.

Cesar Augusto Vialle está confiante que o próximo biênio será muito produtivo, no entanto, ressalta que há muito trabalho pela frente e muitas reinvindicações.

Diretor Administrativo Financeiro: que coordena e é responsável pela tesouraria do Sindicato; propõe e executa o orçamento simplificado bem como as alterações a serem aprovadas pela Diretoria Executiva; elabora relatórios e balancetes financeiros para análise e acompanhamento da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo; atualiza, controla e deixa sob sua guarda e responsabilidade livros e documentos de natureza fiscal, patrimonial e previdenciária, assina demandas financeiras junto ao Presidente; entre outras atividades que demandam interesses financeiros e patrimoniais do Sindicato.   

Conheça o Candidato ao cargo de Diretor Administrativo Financeiro do SINDICONTAS/PR pela chapa Juntos Somos mais Fortes:

Wanderlei Wormsbecker, Auditor de Controle Externo, ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Paraná no ano de 1993.

Wanderlei sempre foi uma pessoa muito engajada com causas políticas, já tendo participado de centros acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes da UFPR (D.C.E), e isso, o motivou a envolver-se com SINDICONTAS/PR.

Desde a criação do sindicato, em 29 de outubro de 2003, o Auditor participa ativamente nos trabalhos da organização, sendo como membro do Conselho ou da Diretoria, chegando à presidência no biênio de 02/2018 até 02/2020. Atualmente, o mesmo ocupa o cargo de Diretor Administrativo Financeiro, cargo este, ao qual Wanderlei é candidato à reeleição pela chapa Juntos Somos Mais Fortes.

Sobre as maiores vitórias do sindicato, em sua opinião, o servidor destaca: a negociação do Estatuto dos Servidores e a alteração da nomenclatura de analista de controle para Auditor de Controle Externo. Wormsbecker salienta que o a conquista do antigo pleito do sindicato foi de imensa importância e para os servidores do TCE/PR.

Questionado sobre as expectativas para o próximo biênio, Wanderlei pontua: “agora com a denominação de Auditor de Controle Externo, espero que os servidores do TCE/PR conquistem cada vez mais independência na função de auditoria e que os serviços dos auditores se tornem cada vez mais relevantes.”.  Ele ainda complementa que o sindicato irá trabalhar incansavelmente pelas resoluções das pautas a serem negociadas com a Diretoria do Tribunal, como as reposições salariais atrasadas e que o sindicato trabalhará para que seja possível acabar com esse passivo, e conquistar a correção dos vencimentos dos servidores com a inflação.

Diretor de Formação Política e Sindical: que elabora análises sobre o setor público, sobre a situação sócio-econômica da categoria e planos  cargos salários e carreira, através de dados coletados sistematicamente pelo(a) mesmo(a); acompanha atividades, pesquisas e estudos sócio-econômicos; atua no assessoramento da Diretoria e Conselho Deliberativo na discussão de linhas de trabalho a desenvolver nas áreas de atuação; realiza o intercâmbio de informações relativas à matéria de sua competência juntamente a outras entidades; atua na proposta e na elaboração de campanhas de sindicalização, e elabora relatórios para acompanhamento e avaliação da Diretoria e do Conselho Deliberativo referentes ao quadro geral de representados.

Conheça o Candidato ao cargo de Diretor de Formação Política e Sindical do SINDICONTAS/PR pela chapa Juntos Somos mais Fortes:

Marco Antônio Noronha de Brum, servidor aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, é candidato a Diretor de Formação Política e Sindical pela chapa Juntos Somos Mais Fortes, nas eleições do SINDICONTAS/PR para o Biênio 02/2022 a 02/2024.

Marco foi membro da primeira comissão que instituiu e fundou o SINDICONTAS/PR, e desde então, participou ativamente na organização, chegando à presidência do sindicato em dois biênios consecutivos, de 2006 até 2010.

Vejo o SINDICONTAS/PR como o único organismo representativo dos servidores ativos e aposentados do TCE-PR e que sempre buscará o reconhecimento da sociedade na importância e grandeza daqueles que constitucionalmente exercem o verdadeiro controle externo”, destaca Marco Antônio.

Dentre as muitas realizações do sindicato, Brum cita as mais marcantes em sua opinião: mudança na nomenclatura da carreira (que trata da aprovação da nomenclatura de Analista para Auditor de Controle Externo), a conquista do auxílio saúde, participação do SINDICONTAS/PR nas diversas manifestações contra as reformas da previdência e administrativa e o pagamento das diferenças causadas pela URV.

Como uma das metas para o futuro do sindicato, Marco ainda salienta: “Buscamos sempre estarmos alinhados com a FENASTC, entidade que valoriza a independência e a publicidade das auditorias, que buscará o preenchimento dos cargos de Conselheiros dos Tribunais de Contas por razões técnicas e nunca política.”.

Diretor de Divulgação e Eventos: que garante a divulgação de informações do Sindicato, através de informativos, boletins e afins; divulga informações do interesse da categoria; desenvolve e coordena ações publicitárias, de acordo com a Diretoria e Conselho Deliberativo; mantém contato com órgãos de imprensa para a divulgação de informativos, propostas e atividades do Sindicato, e promove eventos sobre temas relacionados à formação política, técnica e cientifica da categoria.

Conheça a Candidata ao cargo de Diretora de Divulgação e Eventos do SINDICONTAS/PR pela chapa Juntos Somos mais Fortes:

A servidora Talita Santos Gherardi ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Paraná no ano de 2014. Em 2017, motivada pela possibilidade de participar das discussões sobre a estrutura e o aperfeiçoamento das carreiras do TCE/PR, e de desenvolver atividades voltadas aos interesses dos servidores, participou das eleições do SINDICONTAS/PR pela chapa #MAISTC, referentes ao biênio 02/2018 a 02/2020, a qual fora eleita e, que, na época, contava com a Presidência de Wanderlei Wormsbecker, agora Diretor Administrativo Financeiro do Sindicato.

Desde então, Talita atua em seu cargo na Diretoria, em particular no apoio à formulação dos boletins informativos, disparados diária (clippings de notícias, enviados aos servidores cadastrados) e semanalmente (boletins), em conjunto com a Presidência e a assessoria de comunicação.

Questionada sobre quais seriam as realizações do sindicato, durante o tempo em que esteve a frente da Diretoria de Divulgação e Eventos, mais marcantes, em sua visão, pela assessora de comunicação do SINDICONTAS/PR, Letícia Larsen Correia, Talita afirma que poderia citar: a aprovação de novos benefícios, bem como o auxílio-creche e auxílio-saúde, em 2018, e a alteração da nomenclatura da carreira de analista para Auditor de Controle Externo, aprovada em 2021, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

A Diretora, que concorre ao terceiro mandato pela chapa Juntos Somos Mais Fortes, afirma que seu objetivo para o próximo biênio é dar continuidade à divulgação de informações do interesse geral dos servidores das carreiras representadas por este sindicato, e também promover algum evento sobre tema pertinente, ao longo da gestão.

Por fim, agradecemos ao Paulo Henrique Fernandes pelo belo trabalho deixado na vice-presidência do SINDICONTAS/PR durante a gestão de 2020-2022 e saudamos o colega Evandro Arruda por aceitar este grande, porém gratificante desafio de estar à frente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, como vice-presidente.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.