SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Sindicontas/PR

Imagem

Realizado pelo Sindicontas, Dia do Servidor do TCE-PR faz sucesso entre associados e sindicalizados

  • 31 de outubro de 2019
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira e contou com a presença de mais de cem servidores
 
Nesta terça-feira (29), o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Sindicontas/PR) realizou o Seminário Dia do Servidor do TCE-PR, em parceria com a Associação Beneficente e Recreativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (ABRTC). O evento foi um sucesso e contou com a participação de mais de cem pessoas, dois palestrantes e três mesas de debates que foram estruturadas para tratar de assuntos importantes para a nossa categoria. A ocasião também serviu para celebrar o Dia do Servidor Público e o Aniversário do Sindicontas/PR.
 
“Quero parabenizar todos os servidores aqui presentes e pontuar a importância de cada um na construção de um Paraná melhor e mais justo para todos. Nos sentimos extremamente orgulhosos em ver que as atividades do TCE-PR são desempenhadas com dedicação exemplar e total transparência. Por isso, parabéns a nós nesse dia do Servidor Público. Além disso, a data de hoje marca também o aniversário do Sindicontas/PR que, ao longo dos anos, tem alcançado grandes conquistas para toda a categoria de servidores do TCE-PR”, discursou o presidente do Sindicontas/PR, Wanderlei Wormsbecker.
 
O seminário foi conduzido pelo presidente da Associação Beneficente e Recreativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (ABRTC), Evandro de Santa Cruz Arruda, que abriu o seminário: “Teremos um espaço para debate e conhecimento sobre assuntos de interesse dos servidores, entre eles a Reforma da Previdência e o bem-estar e a felicidade em ambientes corporativos. Em nome da diretoria do Sindicontas/PR e da ABRTC, agradecemos a presença e participação de todos nesse evento e desejamos que aproveitem esse momento de esclarecimentos e integração da família do TCE-PR”.
 
Mesa de Abertura do Dia do Servidor do TCE-PRNa mesa de abertura, os convidados discutiram os primeiros sinais da proposta de Reforma da Previdência aprovada, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, e questionaram a maneira como o governo apresentou os seus cálculos. Além de Wanderlei e Evandro, participaram do debate: o presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC), Amauri Perusso; a Diretora de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Carla Roberta Flores Venâncio; e o Diretor de Esportes da ABRTC, Aldenor Fernandes dos Santos.
 
“Somos os primeiros a defender mudanças, não as tememos. Desejamos que elas aconteçam, mas queremos fazê-las em cima de informações precisas. Não é aceitável o que está acontecendo, precisamos consolidar a resistência que estamos fazendo a essa política de desmonte da nação e precisamos construir um plano. Tenho insistido em dizer que o mais grave do ponto de vista do resultado para as vidas humanas é a ausência de planejamento. Um país que não planeja, que não tem um projeto de nação, condena gerações inteiras a não terem futuro”, introduziu Amauri Perusso. 
 
Como fica sua aposentadoria?
Durante a palestra que abordou o tema da Reforma da Previdência já aprovada no Congresso Nacional, Leonardo Ziccarelli Rodrigues, advogado especialista na questão previdenciária, apresentou as principais alterações que os servidores públicos irão sofrer com a PEC06/2019, esclareceu as regras de transição e explicou as garantias dos direitos adquiridos. O palestrante reforçou que as mudanças na legislação passarão a valer, num primeiro momento, apenas para os servidores federais, mas que nada impede os governos e as prefeituras dos mais de 5 mil municípios brasileiros de também implementar tais regras nos regimes próprios de previdência dos servidores estaduais e municipais. 
 
Dia do Servidor do TCE-PR debateu a Reforma da PrevidênciaSobre esse assunto, o Diretor Administrativo-Financeiro do Sindicontas/PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, informou aos presentes que no dia anterior havia participado da reunião do conselho da Paranaprevidência e questionou o presidente da entidade. O mesmo esclareceu que já está em curso pelo governo estadual uma proposta de reforma nos moldes da PEC 006/2019. Informou ainda que em reunião recente do COSUD, grupo dos governadores do Sul e Sudeste, a decisão de apresentarem a reforma da previdência nos seus estados imediatamente e independente da aprovação da PEC Paralela foi unânime, desta forma querem aprovar ainda este ano as mudanças para os servidores estaduais. Luiz Tadeu lembrou que, como demonstra recente relatório do Tesouro Nacional, o Paraná foi um dos poucos estados que está com as contas no azul. Também muito importante citar que o nosso Fundo Previdenciário é o maior do país, correspondendo por 1/3 dos pagamentos dos benefícios dos aposentados e pensionistas do Paraná. Fato que dá tranquilidade para que a reforma possa ser previamente discutida com profundidade que o tema merece, sem precipitações. Também recordou que antes da lei 18.469/2015 do ex-governador Beto Richa, o Fundo de Previdência contava com mais de 8 bilhões em carteira e que agora, passados 5 anos, o fundo deveria ter mais de 12 bilhões, somente com os rendimentos da carteira. Contudo, hoje temos praticamente a metade (6,5 bilhões) por conta dos efeitos da migração de massas do Fundo Financeiro para o Fundo Previdenciário. E segundo cálculos atuarias, logo teremos ainda menos que esse valor.
 
O Sindicontas/PR já elaborou e apresentou, por meio do Fórum Associativo e Sindical de Servidores — FASS — diversas proposições para recapitalizarão do fundo para sanar o desequilíbrio financeiro e retomar a estabilidade da ParanaPrevidência. “A nossa força é a soma da força de cada um de nós, por isso, é hora de unirmos forças e nos mobilizarmos para mantermos nossos direitos. Conclamo os servidores do Tribunal de Contas a se filiarem ao Sindicato para lutarmos pelo futuro dos servidores do Paraná”, intercedeu Luiz Tadeu.  
 
Os 7 passos para a Felicidade, segundo a ciência
Palestra sobre Felicidade encerrou o eventoLuiz Gaziri, autor do livro “A Ciência da Felicidade”, iniciou sua palestra com uma abordagem 100% baseada em comprovações científicas, que motivou todos aqueles que estavam presentes. O palestrante apresentou e explicou os sete passos que devemos praticar para vivermos uma vida melhor e comprovadamente feliz: 1. Gaste seu dinheiro com os outros. 2. Agradeça ao invés de querer mais. 3. Reconheça as pessoas ao invés de procurar aplausos. 4. Ajudar sem esperar nada em troca. 5. Capriche nas suas relações. 6. Aumentar suas emoções positivas. 7. Pense positivo e negativo – pensar apenas positivamente pode nos deixar acomodados. 
 
É possível realizar a compra do livro “A Ciência da Felicidade” pelo site das Livrarias Saraiva
 
Por fim, Evandro de Santa Cruz Arruda e Nilson Altair de Souza, Diretor Comercial da Oral Gift, parceira do Sindicontas/PR e da ABRTC na realização deste evento encerraram o evento e fizeram a entrega dos certificados aos dois palestrantes da manhã. Ainda tivemos um bolo em celebração aos 16 anos do Sindicato dos Servidores do TCE-PR e um brunch para os participantes com um brinde exclusivo, para os servidores associados ou sindicalizados. Vale ressaltar que os associados ou sindicalizados que não compareceram ao evento, ainda podem retirar os kits na ABRTC. 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.