SINDICONTAS/PR presta sua homenagem a Artagão de Mattos Leão

• 31 de julho de 2023

Com profunda tristeza, comunicamos o falecimento do ex-conselheiro Artagão de Mattos Leão, ocorrido em 30 de julho de 2023. Neste momento de luto, o SINDICONTAS/PR se une em homenagem a essa figura notável que deixou uma marcante trajetória.

A história de Artagão é repleta de dedicação ao serviço público. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Interior e Justiça, mas em 1974, deslocou-se para o Estado do Maranhão, onde desenvolveu um projeto agro-pastoril na Região Pré-Amazônica.

Eleito Deputado Estadual em 1982 pelo MDB, Artagão assumiu seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, destacando-se como Presidente da Comissão de Orçamento e Líder do Governo. Sua atuação também foi marcada por participar como Delegado da Assembleia no Colégio Eleitoral que elegeu Tancredo Neves.

A partir de janeiro de 1992, Artagão ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), nomeado pelo então Governador Roberto Requião, onde assumiu importantes funções ao longo de três décadas. Foi Corregedor-Geral e Presidente do Conselho Superior, Presidente da casa durante dois mandatos. Também participou de diversos eventos representando a Corte de Contas paranaense, tanto no Brasil como no Mercosul.

A dedicação e o comprometimento de Artagão foram fundamentais na implantação bem-sucedida do programa de Qualidade Total no TCE-PR, que se tornou um modelo para outras instituições. Por suas notáveis contribuições, recebeu diversas homenagens, incluindo o título de Cidadão Benemérito do Paraná e a distinção de Personalidade dos Anos 80 pelo Jornal do Estado.

Em 27 de outubro de 2022, Artagão de Mattos Leão se aposentou após 30 anos de dedicação ao Tribunal de Contas, e o SINDICONTAS/PR, representado pelo seu presidente Luiz Tadeu Grossi Fernandes, pelo vice-presidente Evandro Arruda e pela diretora de divulgação e eventos, Talita Santos Gherardi, prestou-lhe uma merecida homenagem, entregando uma placa em reconhecimento a sua brilhante trajetória.

Neste momento de despedida, o SINDICONTAS/PR reafirma seu enorme respeito por Artagão de Mattos Leão, cujo legado será eternamente lembrado como exemplo de competência e dedicação ao serviço público. Sua atuação e suas inestimáveis contribuições ao controle e fiscalização dos recursos públicos continuarão a inspirar gerações futuras de servidores a seguirem seu caminho de excelência em prol da sociedade paranaense.